O presidente da Câmara Municipal de Santo Tirso dedicou esta quinta-feira, 19 de setembro, à freguesia de Agrela, no âmbito da iniciativa Presidência Mais Próxima. Alberto Costa reuniu com o executivo da junta de freguesia, ouviu munícipes, visitou obras no terreno e apresentou o projeto de requalificação da Escola Básica de Agrela e Vale do Leça. Durante a tarde realizou-se, ainda, na freguesia, uma reunião de Câmara descentralizada.
“É um grande investimento, de cerca de três milhões de euros, que irá avançar até novembro e irá dar por concluído o processo de requalificação do nosso parque escolar”, referiu o presidente da Câmara Municipal de Santo Tirso, Alberto Costa, durante a sessão publica de apresentação de requalificação da Escola Básica de Agrela e Vale do Leça.
Com o objetivo de tornar o estabelecimento de ensino mais confortável e funcional, a intervenção irá abranger a totalidade do espaço: edifício principal, pavilhão gimnodesportivo, campo de jogos e todo o espaço exterior. A previsão é que a obra esteja concluída em junho de 2026.
A empreitada prevê o isolamento térmico e acabamento das fachadas, a substituição das caixilharias exteriores, renovação das redes de estabelecimento de água, elétrica e iluminação, renovação das instalações sanitárias, substituição de estores e colocação de tetos interiores com absorção acústica.
A nível exterior, haverá lugar à impermeabilização da cobertura, realização de trabalhos de pintura e isolamento térmico do pavilhão gimnodesportivo, requalificação total do campo de jogos – criação de campo de futebol, andebol, basquetebol, pista de atletismo – e, ainda, à substituição total do mobiliário urbano – bancos, bebedouros e papeleiras. Serão, também, substituídas as luminárias tradicionais por led e criado um parque e abrigo de bicicletas com carregamento elétrico através de painéis fotovoltaicos.
Durante a manhã, Alberto Costa, percorreu alguns locais da freguesia com obra feita e outros onde ainda irá avançar.
Das obras a iniciar, o autarca destacou o “Parque Ribeirinho da Ponte de Pau, cujo projeto de execução e a negociação dos terrenos com os proprietários estão praticamente concluídas”.
O presidente da Câmara visitou, também, a Escola Básica de Campinhos, onde pretende executar obras de requalificação dos espaços interiores e exteriores, bem como do polidesportivo da junta, que irá ganhar uma cobertura. Inteirou-se, ainda, das requalificações já realizadas dos lavadouros públicos na Rua da Fonte, da Rua dos Pombais e da beneficiação em curso da EM 604, Rua do Poço da Moira.
O Diário de Santo Tirso é privado mas faz serviço público, é um jornal online de Santo Tirso, com notícias exclusivamente de Santo Tirso, independente e plural. Acreditamos que a informação de qualidade, que ajuda a pensar e a decidir, é um direito de todos numa sociedade que se pretende democrática.
Para podermos apresentar-lhe mais e melhor informação, que inclua mais reportagens e entrevistas e que utilize uma plataforma cada vez mais desenvolvida e outros meios, como o vídeo, precisamos da sua ajuda.
O Diário de Santo Tirso tem custos de funcionamento, entre eles, a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede e taxas específicas da atividade.
Para lá disso, o Diário de Santo Tirso pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta e plural.
Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo – a partir de 1 euro – sob a forma de donativo através de mbway, netbanking ou multibanco. Se é uma empresa ou instituição, poderá receber publicidade como forma de retribuição.
Caso pretenda fazer uma assinatura com a periodicidade que entender adequada, programe as suas contribuições. Estabeleça esse compromisso connosco.
MB WAY: 938 595 855
NIB: 0036 0253 99100013700 45
IBAN: PT 50 0036 0253 99100013700 45
BIC/SWIFT: MPIO PT PL