Santo Tirso prepara-se para as Festas de São Bento
Principal / Notícias / Santo Tirso prepara-se para as Festas de São Bento

Santo Tirso prepara-se para as Festas de São Bento

As Festas de São Bento regressam já amanhã com um programa de concertos que apresenta como cabeças de cartaz Diogo Piçarra, Matias Damásio, Piruka, Sons do Minho e, ainda, o quarteto de fado Amara Quartet. Entre as novidades previstas, destaque para o reforço da animação protagonizada pelos artistas tirsenses e a criação de mais um palco, na Praça Conde de São Bento, onde voltará a ser instalada uma área de alimentação.

O programa de animação arranca amanhã, dia 9 de julho, com a inauguração, às 19h30, do Arraial dos Carvalhais, onde irão atuar, ao longo dos cinco dias de festas, os artistas tirsenses, no palco montado junto às tasquinhas das associações e coletividades do concelho.

Este primeiro dia ficará, também, marcado, na Praça Conde de São Bento, pela abertura do espaço “Há Comida na Praça”, que voltará a ter ofertas gastronómicas alternativas e irá contar, pela primeira vez, com um palco destinado à atuação de escolas de dança e artistas locais. E, ainda, pela habitual Arruada de Bombos do Concelho, que seguirá em desfile pela cidade.

O primeiro de quatro grandes concertos na Praça 25 de Abril acontece no dia 10 de julho, a partir das 22h00, com a atuação de Diogo Piçarra, um dos maiores nomes da música portuguesa da atualidade.

Após o espetáculo, à meia-noite em ponto, o tradicional fogo de artifício sobre o rio Ave promete colorir o céu de Santo Tirso, seguindo-se o arranque de mais uma edição do Há Baile no Largo, onde vários djs prometem animação diária até às 3h30.

Entre os djs convidados para as noites de 10 a 13 de julho, destaque para DJ Pette, Pedro Lima, Pedro Pagodes, Echo Sound e, ainda, Quim das Remisturas. Irão, também, atuar Marqz, Dreey e Fábio Vasquez, além do dj residente, Vítor Oliveira.

O dia 11 de julho, feriado municipal, inicia-se bem cedo, pelas 5h00, com a Peregrinação a São Bento e, a partir das 7h00, com a realização das Missas em Honra de S. Bento, na Escola Profissional Agrícola.

À noite, a animação será garantida, no palco da Praça 25 de Abril, pela música popular do grupo Sons do Minho, seguindo-se mais um Há Baile no Largo.

O rapper Piruka, nome incontornável do hip-hop nacional e um dos artistas portugueses mais seguidos no YouTube, sobe ao palco no dia 12.

No sábado, 13 de julho, além da tradicional celebração da Missa na Igreja Matriz, às 16h00, volta a acontecer, pelo segundo ano consecutivo, a partir das 17h00, a Procissão de São Bento, que será acompanhada pela Fanfarra do Agrupamento de Sequeirô e pela Banda de Música da Sociedade Filarmónica Vizelense.

À noite a música angolana vai concentrar as atenções na Praça 25 de Abril, com a atuação de Matias Damásio, popular cantor natural de Benguela distinguido com vários prémios no seu país natal, além do African Entertainment Awards USA.

Após o concerto, as festas prosseguem com o fogo de artifício, pela meia-noite, no Largo Abade Pedrosa e, 30 minutos depois, com a última noite de Há Baile no Largo.

No último dia das Festas, a partir das 22h00, o encerramento terá lugar, como já vem sendo hábito, na Quinta de Fora, com a atuação de Amara Quartet, um quarteto que se assume como expressão feminina da tradição do fado, destacando-se pela sua elegância, força e beleza.

O programa deste ano das Festas de São Bento inclui, ainda, a realização, de 9 a 14 de julho, da Exposição de Colecionismo “S. Bento”, organizada pela Associação de Colecionismo Tirsense, que estará patente nas suas instalações.

De 9 a 14 de julho, as diversões infantis e o comércio de rua ficarão instaladas no Parque D. Maria II, com vistas para o Mosteiro de São Bento, junto ao qual os visitantes poderão usufruir, nos Jardins Ribeiro Miranda, de um espaço de restauração.

No dia 13, a Praça Camilo Castelo Branco recebe mais uma edição do Bazar de Artes e Ofícios.

Paralelamente, a Câmara Municipal volta a promover o Concurso de Montras de São Bento e acrescenta, ainda, uma nova iniciativa: o Concurso de Quadras Populares dedicadas às Festas de São Bento, cujo prazo de submissão está já a decorrer até 30 de junho.

Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver.

O Diário de Santo Tirso é privado mas faz serviço público, é um jornal online de Santo Tirso, com notícias exclusivamente de Santo Tirso, independente e plural. Acreditamos que a informação de qualidade, que ajuda a pensar e a decidir, é um direito de todos numa sociedade que se pretende democrática.

Para podermos apresentar-lhe mais e melhor informação, que inclua mais reportagens e entrevistas e que utilize uma plataforma cada vez mais desenvolvida e outros meios, como o vídeo, precisamos da sua ajuda.

O Diário de Santo Tirso tem custos de funcionamento, entre eles, a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede e taxas específicas da atividade.

Para lá disso, o Diário de Santo Tirso pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta e plural.

Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo – a partir de 1 euro – sob a forma de donativo através de mbway, netbanking ou multibanco. Se é uma empresa ou instituição, poderá receber publicidade como forma de retribuição.

Caso pretenda fazer uma assinatura com a periodicidade que entender adequada, programe as suas contribuições. Estabeleça esse compromisso connosco.

MB WAY: 938 595 855

NIB: 0036 0253 99100013700 45

IBAN: PT 50 0036 0253 99100013700 45

BIC/SWIFT: MPIO PT PL

background