Uma impressionante lista recorde de 128 inscritos constitui um dos grandes pontos de interesse da nona edição do RallySpirit, bem complementada pela homenagem à «lendária» equipa Diabolique Motorsport e aos saudosos Joaquim Santos e Miguel Oliveira. Vinte carros de Grupo B e cerca de 40 por cento de concorrentes internacionais consolidam a posição da prova da X Racing no exclusivo circuito dos Rally-Legends europeus, o Slowly Sideways Europe, que vai para a estrada já no feriado do próximo dia 30. Tem partida no Jardim das Sobreiras, na Foz do Douro – Porto, às 16h30, onde os carros estarão em exposição desde a manhã, e mantém «quartel-general» na cidade de Barcelos.
Aos 20 Grupo B inscritos juntam-se carros de Grupo A, Kit-Car ou WRC, para não detalhar tantos outros modelos exclusivos que atravessam todas as eras da história dos ralis. Destaque natural também para o mote da edição deste ano do RallySpirit, a Diabolique Motorsport, representada por cinco dos mais emblemáticos modelos dos ralis nacionais da década de 1980: o Porsche 911, o Ford Escort RS 1800, o Ford RS 200, o Ford Sierra RS Cosworth e o Ford Sierra Cosworth 4×4.
Uma justa e sentida homenagem a uma das equipas privadas de maior sucesso da história dos ralis portugueses, criada por Miguel Oliveira, em 1978, devidamente apadrinhada pelo próprio filho, Miguel Pedro Oliveira. Homenagem também, naturalmente a um dos mais celebrados pilotos da história do desporto automóvel nacional em geral e dos ralis em particular, o pluricampeão e popularíssimo Joaquim Santos, que «nos deixou» este ano.
O tributo a «Quim» Santos é mesmo um dos pontos mais altos desta homenagem, à qual o recente falecimento do Campeão traz uma dose de emotividade acrescida. O RallySpirit 2024 conta com a presença de um lote de glórias do automobilismo nacional que, em sua memória, vão guiar um dos Ford Sierra Cosworth 2WD ex-Diabolique: Jorge Ortigão/Pedro Perez, Carlos Bica/Fernando Prata e José Miguel Leite Faria/António Manuel como contemporâneas de Joaquim Santos no CPR ao longo de mais de uma década no Campeonato de Portugal de Ralis (CPR); Pedro Azeredo/Carlos Magalhães, o primeiro como o seu grande «navegador de treinos» e o segundo, com ele campeão em 1992; e Ni Amorim, enquanto Presidente da Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting, a ser navegado pela filha Bárbara.
Joaquim Santos é sem dúvida um dos melhores e mais populares pilotos da história do CPR, com quatro títulos absolutos conquistados e ainda hoje com o recorde de 47 vitórias absolutas na competição, um número muito difícil de igualar. Uma homenagem que permite certamente que o «Quim» esteja também com todos nós em mais esta edição.
Porto e Gaia unidos para o arranque do rali
O RallySpirit 2024 parte do Porto, pelas 16h30 do próximo dia 30, disputa uma super especial em Vila Nova de Gaia e segue em direção a Santo Tirso, para uma classificativa noturna, fechando a 1.ª Etapa com a especial Barcelos Sul. Na sexta-feira, a caravana dirige-se a Terras de Bouro e Vila Verde, para a realização de mais três especiais, antes da novidade da super especial no circuito bracarense de Vasco Sameiro, ao final da tarde, que antecede o regresso Barcelos, onde os carros ficam em exposição a partir das 19h00.
Barcelos é centro nevrálgico com mais uma «boucles» em dose dupla
No sábado, o percurso concentra-se em Barcelos, com duas passagens pelas habituais Barcelos Oeste e Barcelos Sul. A dupla passagem por esta última também se disputa em sistema de «boucles», outra das novidades deste ano e que fará certamente as «delícias» dos espetadores. A prova encerra como habitualmente com a Boucles de Barcelos, terminando no centro da cidade, com Cerimónia de Pódio marcada para as 21h30.
Este RallySpirit reúne como sempre alguns dos mais fantásticos carros que marcam a história dos ralis. Volta a constituir uma autêntica viagem no tempo através da qual vamos poder ver, entre os Grupo B, preciosidades da dimensão do Ford RS200 da Diabolique, de um Lancia Delta S4 e de um Lancia Rally 037, ambos com a famosa decoração da Martini Racing, dos Audi Quattro S1 E2, do MG Metro 6R4, do Toyota Celica Twincam Turbo ou do Porsche 911 SCRS, sem esquecer o exclusivo Toyota 222D Grupo S, um dos três únicos existentes no mundo, numa raríssima aparição pública.
“Estamos muito satisfeitos por colocar na estrada a nona edição do RallySpirit. O aumento do número de participantes é muito significativo e a qualidade dos carros presentes é para nós um grande motivo de orgulho. É uma honra podermos contar com a presença de tantos concorrentes internacionais, muitos deles, regulares participantes nos principais ralis do mundo neste conceito. Juntando-lhes naturalmente a forte adesão de pilotos nacionais, principais embaixadores da nossa prova. O público português é o melhor do mundo, pelo que estamos absolutamente certos de que vão honrar o rali com o seu apoio na estrada. Gostaria ainda de salientar o empenho dos Municípios de Barcelos, Porto, Gaia, Vila Verde, Terras de Bouro e Santo Tirso, bem como o recente envolvimento da autarquia de Braga”, diz Pedro Ortigão, um dos responsáveis da X Racing.
A prova organizada pela X Racing, com a habitual colaboração desportiva do Clube Automóvel de Santo Tirso, integra o exclusivo circuito dos Rally-Legends europeus, o Slowly Sideways Europe, e é um dos mais aguardados eventos do desporto motorizado em Portugal. Três dias de intenso espetáculo, com carros de sonho a percorrer troços exigentes e de grande beleza ao longo de florestais e de importantes centros urbanos das regiões do Minho e Douro Litoral. Como sempre, a não perder.
O Diário de Santo Tirso é privado mas faz serviço público, é um jornal online de Santo Tirso, com notícias exclusivamente de Santo Tirso, independente e plural. Acreditamos que a informação de qualidade, que ajuda a pensar e a decidir, é um direito de todos numa sociedade que se pretende democrática.
Para podermos apresentar-lhe mais e melhor informação, que inclua mais reportagens e entrevistas e que utilize uma plataforma cada vez mais desenvolvida e outros meios, como o vídeo, precisamos da sua ajuda.
O Diário de Santo Tirso tem custos de funcionamento, entre eles, a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede e taxas específicas da atividade.
Para lá disso, o Diário de Santo Tirso pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta e plural.
Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo – a partir de 1 euro – sob a forma de donativo através de mbway, netbanking ou multibanco. Se é uma empresa ou instituição, poderá receber publicidade como forma de retribuição.
Caso pretenda fazer uma assinatura com a periodicidade que entender adequada, programe as suas contribuições. Estabeleça esse compromisso connosco.
MB WAY: 938 595 855
NIB: 0036 0253 99100013700 45
IBAN: PT 50 0036 0253 99100013700 45
BIC/SWIFT: MPIO PT PL