Fernando Freire de Sousa, aluno da Faculdade da FEP e atual Presidente do Conselho Geral da Universidade do Porto (UP), foi galardoado com o Prémio Carreira FEP 2024 na passada sexta-feira, dia 24 de maio.
Anualmente, a FEP atribui o Prémio Carreira a um diplomado da Instituição cujo percurso profissional se tenha destacado e contribuído para a afirmar no espaço público e para o reconhecimento da sua qualidade no ensino e na investigação em Economia e Gestão.
Natural do Porto, Fernando Freire de Sousa é licenciado em Economia pela FEP e Doutor em Economia e Finanças Internacionais pela Panthéon-Sorbonne University (Paris, França) e Relações Económicas Internacionais pela UP. Esteve ligado à FEP como Docente entre 1975 e 2010.
Atualmente, para além de Presidente do Conselho Geral da Universidade do Porto, ocupa também os cargos de Vice-Presidente da Fundação Casa da Música, membro do Conselho Consultivo do Instituto dos Vinhos do Douro e Porto e do Conselho Municipal de Economia e Presidente do Conselho Superior do Futebol Clube do Porto.
Desempenhou diversas funções relevantes, como sejam, entre outras, as de Investigador Associado no CEPII (instituto francês de pesquisa em Economia Internacional), Administrador no Grupo BPA, Secretário de Estado para a Competitividade e Internacionalização (XIII Governo Constitucional), Presidente do Fundo para a Internacionalização das Empresas Portuguesas, membro de órgãos sociais de inúmeras entidades e empresas e Presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte.
Colaborou ativamente, enquanto perito e consultor nos domínios regional, europeu e internacional, com o Ministério das Finanças, a Secretaria de Estado do Comércio Externo, o Comité Económico e Social da União Europeia, o Instituto de Defesa Nacional, o ICEP, a Agência de Inovação e a AEP e várias outras associações empresariais. Em representação de Portugal, foi também Co-Chair do Comité de Assuntos Culturais da Comissão Europeia.
Fernando Freire de Sousa destacou-se também como autor de várias obras, sendo a mais recente “Balada da Média Virtude – Outras Hipóteses para a Economia Portuguesa” (em coautoria), publicada em 2021. Escreveu também diversos capítulos de livros, estudos, relatórios nacionais e internacionais e colabora regularmente na comunicação social.
Em março de 2006, foi agraciado pelo então Presidente da República, Jorge Sampaio, com a Grã-Cruz da Ordem do Infante D. Henrique.
O vencedor do Prémio Carreira é designado por um júri constituído para o efeito, sendo que os antigos alunos têm a oportunidade de nomear candidatos a esta atribuição. Este ano, os membros do júri votantes para a atribuição do prémio foram a Presidente do Conselho de Representantes da FEP, Catarina Roseira, o Presidente da Associação dos Antigos Alunos da FEP, Carlos Nunes, e os antigos alunos Ana Cristina Reis, António Nunes da Silva, Idalina Fernandes, José Redondo e Maria Conceição Sousa.
Atribuído pela primeira vez em 2011, o Prémio Carreira FEP já distinguiu Daniel Bessa, Rui Rio, Elisa Ferreira, Manuel Oliveira Marques (a título póstumo), Miguel Cadilhe, Francisco Olazabal, Fernando Teixeira dos Santos, Ricardo Fonseca, Alberto Teixeira, José Pinheiro Pinto, Carlos da Silva Costa, Fernando Gomes e José Roquette.
O Diário de Santo Tirso é privado mas faz serviço público, é um jornal online de Santo Tirso, com notícias exclusivamente de Santo Tirso, independente e plural. Acreditamos que a informação de qualidade, que ajuda a pensar e a decidir, é um direito de todos numa sociedade que se pretende democrática.
Para podermos apresentar-lhe mais e melhor informação, que inclua mais reportagens e entrevistas e que utilize uma plataforma cada vez mais desenvolvida e outros meios, como o vídeo, precisamos da sua ajuda.
O Diário de Santo Tirso tem custos de funcionamento, entre eles, a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede e taxas específicas da atividade.
Para lá disso, o Diário de Santo Tirso pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta e plural.
Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo – a partir de 1 euro – sob a forma de donativo através de mbway, netbanking ou multibanco. Se é uma empresa ou instituição, poderá receber publicidade como forma de retribuição.
Caso pretenda fazer uma assinatura com a periodicidade que entender adequada, programe as suas contribuições. Estabeleça esse compromisso connosco.
MB WAY: 938 595 855
NIB: 0036 0253 99100013700 45
IBAN: PT 50 0036 0253 99100013700 45
BIC/SWIFT: MPIO PT PL