É sempre com grande expetativa que os adeptos da modalidade aguardam cada novo RallySpirit, que este ano evoca a «lendária» equipa Diabolique e os saudosos Joaquim Santos e Miguel Oliveira. Esta edição volta a confirmar a aposta na qualidade (e quantidade), com um lote muito diversificado de cerca de 120 carros extraordinários que marcaram e marcam a história dos ralis mundiais.
O impressionante número de 20 Grupo B confirmados é naturalmente a cereja no topo do bolo do RallySpirit 2024, que vai para a estrada já daqui a menos de um mês, a 30 de maio, não sendo de ignorar os fantásticos Grupo A, Kit-Car ou WRC, que também estarão presentes, num ano em que aumenta significativamente a participação de concorrentes internacionais.
A prova organizada pela X Racing, com a habitual colaboração desportiva do Clube Automóvel de Santo Tirso, integra o exclusivo circuito dos Rally-Legends europeus, Slowly Sideways Europe, e é um dos mais aguardados eventos do desporto motorizado em Portugal. Mantém sede em Barcelos, apresentando um programa de três dias, com algumas novidades relativamente a 2023.
Depois das verificações técnicas ao longo da manhã de quinta-feira, dia 30 de maio (feriado), o RallySpirit 2024 parte da Foz do Douro – Porto, pelas 16h00, para logo de seguida se disputar uma super especial do outro lado do rio, em Vila Nova de Gaia. Segue depois em direção a Barcelos, com passagem no centro de Santo Tirso, e com a realização de duas classificativas noturnas, as já conhecidas Santo Tirso e Barcelos Sul.
Na sexta-feira, depois de uma manhã dedicada às assistências, no Campo da Feira – Barcelos, a comitiva dirige-se a Terras de Bouro e Vila Verde, para a realização de mais três especiais. Prossegue com o reagrupamento no centro de Vila Verde, que antecede uma das principais novidades deste RallySpirit 2024, a super especial no circuito bracarense de Vasco Sameiro, ao final da tarde. Após o regresso a Barcelos, os carros ficam em exposição a partir das 19h00.
Já no sábado, o percurso concentra-se em Barcelos, com a dupla passagem pelas habituais classificativas Barcelos Oeste e Barcelos Sul, merecendo esta última particular destaque, pelo facto de também se disputar em sistema de “boucles”, outra das novidades deste ano e que fará certamente as «delícias» dos espectadores. A prova encerra como habitualmente com a Boucles de Barcelos, no traçado habitual, terminando no centro da cidade.
Edição dedicada à Diabolique Motorsport
Este RallySpirit 2024 é dedicado, com grande honra por parte da organização, à Diabolique Motorsport, de Miguel Oliveira. Uma justa homenagem, devidamente apadrinhada pelo próprio filho, Miguel Pedro Oliveira, a uma equipa tão acarinhada por todos, responsável pelo lançamento de tantos talentos no desporto automóvel em Portugal e coroada com diversos títulos, entre os quais os Campeonatos Nacionais de Ralis conquistados pela eterna dupla Joaquim Santos/Miguel Oliveira.
Começando pelo próprio cartaz do evento, onde é ostentado o mítico Ford RS200, são diversas as ações previstas em torno do tema Diabolique, que terão como um dos pontos mais altos a participação confirmada de uma exclusiva montra histórica com a maioria dos antigos carros da equipa: Porsche 911 RS 2.8, Ford Escort MK2, Ford RS200, Ford Sierra RS Cosworth e Ford Sierra Cosworth 4×4.
Tratando-se de uma homenagem já prevista, o recente falecimento do Campeão Joaquim Santos trará a esta edição uma dose de emotividade acrescida, pelo que RallySpirit 2024 não poderia deixar de o evocar através de um tributo especial a anunciar brevemente.
Carros lendários para todos os gostos
Este RallySpirit reúne como sempre alguns dos mais fantásticos carros que marcam a história dos ralis. Volta a constituir uma autêntica viagem no tempo através da qual vamos poder ver, entre os Grupo B, preciosidades da dimensão do Ford RS200, de um Lancia Delta S4 e de um Lancia Rally 037, ambos com a famosa decoração da Martini Racing, dos Audi Quattro S1 E2, do Peugeot 205 T16, do MG Metro 6R4, do Toyota Celica Twincam Turbo ou do Porsche 911 SCRS, sem esquecer o Opel Manta 400 ou o precioso Ascona 400 na versão especial Safari, estes três últimos também com as cores oficias.
Mas como se não bastassem estas «pérolas», nota muito especial para a presença do exclusivo Toyota 222D Grupo S, um dos três únicos existentes no mundo, numa raríssima aparição pública.
A verdadeira montra histórica de carros de ralis míticos de todas as eras anunciada pela organização é já tão extensa e de tanta qualidade, que não é exagero afirmar desde já que o RallySpirit se situa em definitivo como uma das referências a nível europeu.
“O nosso objetivo sempre foi o de colocar o RallySpirit num patamar mais elevado e entre os seus pares a nível europeu. Estamos muito satisfeitos com a adesão que estamos a ter até ao momento e com a confirmação de um elevado número de participantes nacionais e de toda a europa, com modelos muito exclusivos e de excelente qualidade. Temos reforçado o compromisso com as câmaras municipais envolvidas, que sentimos cada vez mais próximas do projeto. Neste particular, gostaria de salientar o empenho dos Municípios de Barcelos, Porto, Gaia, Vila Verde, Terras de Bouro e Santo Tirso, bem como o recente envolvimento da autarquia de Braga. Estamos muito empenhados em mais uma edição memorável, estando certos de que esse será o melhor agradecimento que poderemos dar a todos os participantes, espetadores e patrocinadores”, diz Pedro Ortigão, um dos responsáveis da X Racing.
Vêm aí três dias de intenso espetáculo, com carros de sonho a percorrer troços exigentes e de grande beleza ao longo de florestais e de importantes centros urbanos das regiões do Minho e Douro Litoral. Como sempre, a não perder.
O Diário de Santo Tirso é privado mas faz serviço público, é um jornal online de Santo Tirso, com notícias exclusivamente de Santo Tirso, independente e plural. Acreditamos que a informação de qualidade, que ajuda a pensar e a decidir, é um direito de todos numa sociedade que se pretende democrática.
Para podermos apresentar-lhe mais e melhor informação, que inclua mais reportagens e entrevistas e que utilize uma plataforma cada vez mais desenvolvida e outros meios, como o vídeo, precisamos da sua ajuda.
O Diário de Santo Tirso tem custos de funcionamento, entre eles, a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede e taxas específicas da atividade.
Para lá disso, o Diário de Santo Tirso pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta e plural.
Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo – a partir de 1 euro – sob a forma de donativo através de mbway, netbanking ou multibanco. Se é uma empresa ou instituição, poderá receber publicidade como forma de retribuição.
Caso pretenda fazer uma assinatura com a periodicidade que entender adequada, programe as suas contribuições. Estabeleça esse compromisso connosco.
MB WAY: 938 595 855
NIB: 0036 0253 99100013700 45
IBAN: PT 50 0036 0253 99100013700 45
BIC/SWIFT: MPIO PT PL