São 79 as equipas inscritas na edição de 2024 do Rali de Santo Tirso, prova organizada pelo CAST – Clube Automóvel de Santo Tirso com o apoio do Câmara Municipal de Santo Tirso, e que marca este fim de semana a romaria dos adeptos de ralis às estradas tirsenses.
A edição deste ano tem algumas alterações estruturais, uma delas no parque de assistência que passa a ser no Parque Sara Moreira e obrigou a uma limitação do número de equipas aceites. Contudo, mesmo assim, o Rali de Santo Tirso é o segundo rali mais concorrido este ano em Portugal, de todos os disputados até ao momento. Das 79 equipas, 15 são do concelho de Santo Tirso.
Entre as equipas inscritas estão os principais intervenientes no Campeonato Start Norte de Ralis: Filipe Teixeira / António Campos os líderes do campeonato num Peugeot 208 R2, Fernando Teotónio e Luis Morgadinho que com um Mitsubishi Lancer Evo IX vêm do Fundão e este ano apostam nos ralis no Norte do país, não esquecendo Marco Oliveira e Ricardo Sousa com o VW Polo N5 com que foram segundos classificados na edição de 2023 da prova tirsense.
Para além destes destacam-se alguns “outsiders” como os vencedores do ano passado Jorge Santos e Vitor Hugo, só que este ano com um Citroen C3 R5, os irmãos António e Ana Cruz Monteiro que trazem de Leiria o Peugeot 208 T16, sendo obrigatório realçar a dupla Tirsense João Andrade / Pedro Santana no Peugeot 208 Rally4 com que disputam a Peugeot Rally Cup Portugal e ainda o famalicense Tiago Silva navegado por Pedro Alves que este ano fez um “upgrade” para um Ford Fiesta R5.
A prova inicia-se como é habitual com a super-especial de 6ª feira à noite, mas desta feita em novo local em torno da rotunda Timor Lorosae na saída sul da cidade. No Sábado temos de manhã as já habituais classificativas de “Mourinha / Hortal” e “Refojos / Assunção” com dupla passagem. De tarde regressa o troço “Guimarei / Serra” que não é disputado desde 2021 e a estreia de “Serra da Agrela” que sobe a EN207 até à Serôa em Paços de Ferreira, ambos com dupla passagem. O rali tem o seu final frente à Câmara Municipal de Santo Tirso às 18.20h de Sábado para a entrega de prémios.
O Diário de Santo Tirso é privado mas faz serviço público, é um jornal online de Santo Tirso, com notícias exclusivamente de Santo Tirso, independente e plural. Acreditamos que a informação de qualidade, que ajuda a pensar e a decidir, é um direito de todos numa sociedade que se pretende democrática.
Para podermos apresentar-lhe mais e melhor informação, que inclua mais reportagens e entrevistas e que utilize uma plataforma cada vez mais desenvolvida e outros meios, como o vídeo, precisamos da sua ajuda.
O Diário de Santo Tirso tem custos de funcionamento, entre eles, a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede e taxas específicas da atividade.
Para lá disso, o Diário de Santo Tirso pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta e plural.
Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo – a partir de 1 euro – sob a forma de donativo através de mbway, netbanking ou multibanco. Se é uma empresa ou instituição, poderá receber publicidade como forma de retribuição.
Caso pretenda fazer uma assinatura com a periodicidade que entender adequada, programe as suas contribuições. Estabeleça esse compromisso connosco.
MB WAY: 938 595 855
NIB: 0036 0253 99100013700 45
IBAN: PT 50 0036 0253 99100013700 45
BIC/SWIFT: MPIO PT PL