A Guarda Nacional Republicana constituiu arguida uma mulher por burla qualificada em Vila das Aves. A mulher de 23 anos fazia passar-se por colaboradora de instituições de crédito e convenceu diversas pessoas a fornecerem dados identificativos para criar um cartão virtual com o seu próprio IBAN.
A investigação por burla qualificada, que durava há cerca de um mês, permitiu identificar a suspeita e localizá-la, na passada quinta-feira.
A GNR revelou que a suspeita se “apresentava às vítimas como sendo colaboradora de instituições de crédito, levando a que estas lhe fornecessem os dados identificativos, criando um cartão virtual através de uma aplicação, onde indicava o próprio IBAN para receber os valores monetários definida pela entidade de crédito, valores estes que ascenderam a mais de 15 mil euros”.
Foram realizadas duas buscas domiciliárias e uma em veículo, onde foi possível apreender diversos cartões multibanco, documentação e um telemóvel.
A suspeita foi constituída arguida e os factos foram comunicados ao Tribunal Judicial de Santo Tirso.
O Diário de Santo Tirso é privado mas faz serviço público, é um jornal online de Santo Tirso, com notícias exclusivamente de Santo Tirso, independente e plural. Acreditamos que a informação de qualidade, que ajuda a pensar e a decidir, é um direito de todos numa sociedade que se pretende democrática.
Para podermos apresentar-lhe mais e melhor informação, que inclua mais reportagens e entrevistas e que utilize uma plataforma cada vez mais desenvolvida e outros meios, como o vídeo, precisamos da sua ajuda.
O Diário de Santo Tirso tem custos de funcionamento, entre eles, a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede e taxas específicas da atividade.
Para lá disso, o Diário de Santo Tirso pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta e plural.
Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo – a partir de 1 euro – sob a forma de donativo através de mbway, netbanking ou multibanco. Se é uma empresa ou instituição, poderá receber publicidade como forma de retribuição.
Caso pretenda fazer uma assinatura com a periodicidade que entender adequada, programe as suas contribuições. Estabeleça esse compromisso connosco.
MB WAY: 938 595 855
NIB: 0036 0253 99100013700 45
IBAN: PT 50 0036 0253 99100013700 45
BIC/SWIFT: MPIO PT PL