No dia 22 de fevereiro de 2024, no âmbito das disciplinas de Análise Química, Química Aplicada e Tecnologia Química, os alunos do curso Profissional de Técnico de Análise Laboratorial dos 10.º, 11.º e 12.º anos da Escola Básica e Secundária D. Dinis efetuaram uma visita de estudo. Da parte da manhã, visitaram o i3S – Instituto de Investigação e Inovação em Saúde da Universidade do Porto. Os alunos puderam usufruir de uma visita guiada pela exposição “Um Percurso Pela Diversidade Genética Humana”.
Tiveram, ainda, a oportunidade de visitar um laboratório, cuja cicerone foi a Dra. Augusta Monteiro, onde se efetuam vários estudos utilizando a mosca da fruta, ou Drosophilas melanogaster, sendo uma das mais usadas em laboratório como modelo de estudo em Genética. O curto ciclo de vida, a manutenção simples, a fácil manipulação e, sobretudo, o facto de ter apenas quatro pares de cromossomas e o genoma completamente sequenciado são vantagens no uso deste modelo. Além disso, cerca de 75% dos genes causadores de doença em humanos têm correspondente semelhante na mosca da fruta, pelo que a sua utilização tem contribuído para importantes descobertas, nomeadamente no estudo do cancro.
Da parte da tarde, no âmbito do projeto “Hidroponia em Sala de Aula” e do projeto “FOODSHIFT PATHWAYS” – Foodshift Pathways (cienciaviva.pt), foram até Viana do Castelo visitar a empresa “Aromáticas Vivas”, a maior produtora nacional de ervas aromáticas frescas. Esta empresa conta, atualmente, com uma área de produção superior a quatro hectares, produzindo e comercializando uma variada gama de ervas aromáticas frescas, microgreens e flores comestíveis. Visitaram as grandes estufas, a zona de produção e o laboratório, onde viram a unidade inovadora de produção de insetos, utilizados na produção agrícola, que contribuem para o controlo de pragas e doenças, evitando, assim, o uso de pesticidas químicos.
No final da visita cada aluno e professor foi presenteado com uma erva aromática.
Alunos do 12.ºJ
O Diário de Santo Tirso é privado mas faz serviço público, é um jornal online de Santo Tirso, com notícias exclusivamente de Santo Tirso, independente e plural. Acreditamos que a informação de qualidade, que ajuda a pensar e a decidir, é um direito de todos numa sociedade que se pretende democrática.
Para podermos apresentar-lhe mais e melhor informação, que inclua mais reportagens e entrevistas e que utilize uma plataforma cada vez mais desenvolvida e outros meios, como o vídeo, precisamos da sua ajuda.
O Diário de Santo Tirso tem custos de funcionamento, entre eles, a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede e taxas específicas da atividade.
Para lá disso, o Diário de Santo Tirso pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta e plural.
Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo – a partir de 1 euro – sob a forma de donativo através de mbway, netbanking ou multibanco. Se é uma empresa ou instituição, poderá receber publicidade como forma de retribuição.
Caso pretenda fazer uma assinatura com a periodicidade que entender adequada, programe as suas contribuições. Estabeleça esse compromisso connosco.
MB WAY: 938 595 855
NIB: 0036 0253 99100013700 45
IBAN: PT 50 0036 0253 99100013700 45
BIC/SWIFT: MPIO PT PL