O Comando Territorial do Porto, através do Núcleo de Investigação e Apoio a Vítimas Específicas (NIAVE), no dia 18 de fevereiro, deteve em flagrante um homem de 23 anos, por violência doméstica, ameaças agravadas e tráfico de estupefacientes, no concelho de Santo Tirso.
Na sequência de uma denúncia a dar conta de uma situação de violência doméstica, os militares da Guarda deslocaram-se rapidamente para o local onde apuraram que as vítimas, uma mulher com 81 anos e um homem com 56 anos, respetivamente avó e pai do agressor, eram alvo de violência física e de ameaças com recurso a arma de fogo.
No decorrer da ação foi possível apurar que no seio familiar eram frequentes a ocorrência de conflitos, sendo que estes episódios se tornavam mais graves, havendo um escalar de violência, que colocava em perigo a vida das vítimas, uma vez que o suspeito era detentor de uma arma de fogo.
No decorrer da ação, foram realizadas duas buscas domiciliárias, onde foi possível apreender o seguinte:
• Uma faca dissimulada;
• Uma arma starter;
• Uma munição;
• 3 614 doses de canábis (resina);
• 444 doses de canábis (sumidades);
• 260 doses de MDMA;
• 80 doses de cocaína;
• 5 295 euros em dinheiro;
• Três balanças de precisão;
• Diversos materiais relacionados com o tráfico de estupefacientes.
O suspeito foi detido e presente ontem, dia 20 de fevereiro, no Tribunal de Instrução Criminal de Matosinhos, onde lhe foi aplicada a medida de coação de prisão preventiva.
A ação policial contou com o reforço do Posto Territorial de Vila das Aves e do Núcleo de Investigação Criminal (NIC) de Santo Tirso.
A violência doméstica é um crime público e denunciar é uma responsabilidade coletiva.
A Guarda Nacional Republicana realiza regularmente campanhas e ações de sensibilização sobre o tema da Violência Doméstica e relembra que, se precisar de ajuda ou tiver conhecimento de alguma situação de violência doméstica, participe:
O Diário de Santo Tirso é privado mas faz serviço público, é um jornal online de Santo Tirso, com notícias exclusivamente de Santo Tirso, independente e plural. Acreditamos que a informação de qualidade, que ajuda a pensar e a decidir, é um direito de todos numa sociedade que se pretende democrática.
Para podermos apresentar-lhe mais e melhor informação, que inclua mais reportagens e entrevistas e que utilize uma plataforma cada vez mais desenvolvida e outros meios, como o vídeo, precisamos da sua ajuda.
O Diário de Santo Tirso tem custos de funcionamento, entre eles, a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede e taxas específicas da atividade.
Para lá disso, o Diário de Santo Tirso pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta e plural.
Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo – a partir de 1 euro – sob a forma de donativo através de mbway, netbanking ou multibanco. Se é uma empresa ou instituição, poderá receber publicidade como forma de retribuição.
Caso pretenda fazer uma assinatura com a periodicidade que entender adequada, programe as suas contribuições. Estabeleça esse compromisso connosco.
MB WAY: 938 595 855
NIB: 0036 0253 99100013700 45
IBAN: PT 50 0036 0253 99100013700 45
BIC/SWIFT: MPIO PT PL