“Santo Tirso a Ler +” é o tema que dá vida à 18ª Semana da Leitura, dinamizada pela Biblioteca Municipal e pela Rede de Bibliotecas de Santo Tirso, de 19 a 23 de fevereiro. Através de diversas atividades culturais, a iniciativa visa desafiar a imaginação e aproximar os diferentes públicos da leitura.
Encontros com autores, ateliês e oficinas, cinema, leitura de contos e sessões de poesia são algumas das diferentes atividades que integram a mais recente edição da Semana da Leitura, que decorre de 19 a 23 de fevereiro. Dinamizado pela Biblioteca Municipal e pela Rede de Bibliotecas de Santo Tirso, o projeto tem como objetivo aproximar o público escolar do hábito da leitura.
A sessão de abertura da iniciativa está marcada para dia 19 de fevereiro, na Fábrica de Santo Thyrso, com receção aos alunos e professores pelas 9H45. A sessão contará ainda com interpretações de diferentes escolas do concelho, subordinadas ao tema da nova edição, “Santo Tirso a Ler +”.
Um dos momentos altos do programa, a iniciativa “Minutos de Leitura”, acontece no dia 20 de fevereiro, onde, pelas 11H15, toda a comunidade tirsense é convidada a suspender, durante 15 minutos, a sua atividade e dedicar-se exclusivamente ao prazer da leitura.
Haverá ainda oportunidade para a apresentação de livros, feiras do livro e concursos, bem como momentos de leitura em família. Além disso, serão debatidos diferentes géneros literários e haverá espaço para abordar as comemorações dos 50 anos do 25 de Abril.
Nas atividades preparadas para a Semana da Leitura estão envolvidos os Agrupamentos de Escolas de S. Martinho, Tomaz Pelayo, D. Afonso Henriques, D. Dinis, a Escola Básica da Ponte, o Instituto Nun’Álvres, a Escola Profissional Agrícola Conde de São Bento, o Colégio Santa Teresa de Jesus e a Escola Profissional de Serviços de Cidenai.
A Semana da Leitura é uma iniciativa de âmbito nacional, proposta pelo Plano Nacional de Leitura 2027. A Rede de Bibliotecas de Santo Tirso organiza um programa de atividades educativas e culturais com o envolvimento de todas as bibliotecas da rede escolar concelhia.
O Diário de Santo Tirso é privado mas faz serviço público, é um jornal online de Santo Tirso, com notícias exclusivamente de Santo Tirso, independente e plural. Acreditamos que a informação de qualidade, que ajuda a pensar e a decidir, é um direito de todos numa sociedade que se pretende democrática.
Para podermos apresentar-lhe mais e melhor informação, que inclua mais reportagens e entrevistas e que utilize uma plataforma cada vez mais desenvolvida e outros meios, como o vídeo, precisamos da sua ajuda.
O Diário de Santo Tirso tem custos de funcionamento, entre eles, a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede e taxas específicas da atividade.
Para lá disso, o Diário de Santo Tirso pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta e plural.
Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo – a partir de 1 euro – sob a forma de donativo através de mbway, netbanking ou multibanco. Se é uma empresa ou instituição, poderá receber publicidade como forma de retribuição.
Caso pretenda fazer uma assinatura com a periodicidade que entender adequada, programe as suas contribuições. Estabeleça esse compromisso connosco.
MB WAY: 938 595 855
NIB: 0036 0253 99100013700 45
IBAN: PT 50 0036 0253 99100013700 45
BIC/SWIFT: MPIO PT PL