Comunidade Teresiana celebra 127 anos de presença em Santo Tirso
Principal / Escolas / Comunidade Teresiana celebra 127 anos de presença em Santo Tirso

Comunidade Teresiana celebra 127 anos de presença em Santo Tirso

Imagem: Colégio de Santa Teresa de Jesus

O Colégio de Santa Teresa de Jesus assinala hoje os 127 anos de presença em Santo Tirso. Foi no dia 10 de janeiro de 1897 que um grupo de Irmãs da Companhia de Santa Teresa de Jesus se instalou em terras tirsenses.

A 29 de Dezembro de 1896 as Irmãs Teresianas vieram de Fraga, distrito de Viseu, para Santa Cristina do Couto, a pedido do Pároco da freguesia, José Vicente Correia de Abreu que mandou construir o edifício para o novo Colégio. Foi inaugurado no dia 10 de Janeiro de 1897 com o nome de “Colégio de Nossa Senhora do Carmo”.

O Colégio começou a funcionar com alunas internas, externas, Pré-Escolar e uma escola Dominical gratuita para senhoras e empregadas domésticas que não podiam frequentar o Colégio em dias de semana.

A 5 de Outubro de 1910, com a implantação da República, foi proibido, pelo governo, o ensino religioso em Portugal e foram expulsos os Religiosos. O Colégio ficou selado no poder do Estado até 1920 e as Irmãs foram para o Brasil.

Em 1920, o Estado vendeu o edifício em hasta pública, o qual foi adquirido pelo senhor José Carlos Marinho, pai de uma Irmã Franciscana de Calais, a pedido da Congregação, que o restaurou e abriu de novo em Março de 1923 com o nome de “Colégio de Nossa Senhora de Lourdes”.

Em 1936 duas antigas alunas do Colégio de Nossa Senhora do Carmo, da família Campos Miranda, pediram a reabertura do Colégio, cedendo para o efeito parte do seu palacete situado na Rua Sousa Trêpa, nº 91 em Santo Tirso. O Colégio, agora com o nome de Santa Teresa de Jesus, foi inaugurado a 7 de Outubro de 1936.

A 15 de Dezembro de 1942 o Ministério da Educação concedeu ao Colégio, o Alvará autorizando a frequência de 36 alunas da Infantil e Primária (atual Pré-escolar e 1º Ciclo) e 44 alunas do 1º Ciclo liceal (atual 2º Ciclo); e, em 1947 foi autorizado a lecionar o 2º Ciclo liceal (atual 3º Ciclo), aumentando a lotação em 24 alunas do ensino liceal, perfazendo o total de 104 alunas.

A 26 de Março de 1956 o Colégio ocupou o novo edifício na Rua Comendador António Maria Lopes, atual residência da Comunidade Religiosa Teresiana. O número de alunas aumentou para 152, das quais 18 podiam ser internas. Iniciaram-se aí, as atividades letivas com carácter provisório, projetando-se a construção de um pavilhão mais amplo no terreno anexo, que foi inaugurado a 10 de Julho de 1963. O número de alunas passou para 320 das quais 50 podiam ser internas. Em 1964 implementou-se o 3º Ciclo liceal (atual Ensino Secundário) que se manteve até 1973.

Em 1968 o Colégio passou a ser misto na Pré-escolar e 1º Ciclo, em 1975 no 2º Ciclo e em 1981 no 3º Ciclo. Em 1975 foi criada a Associação de Pais.

Em Dezembro de 1981 concluiu-se o Gimnodesportivo e no ano seguinte ampliaram-se as instalações com um pavilhão complementar para funcionamento da Pré-escolar e 1º e 2º Ciclos. Posteriormente outras obras e melhoramentos têm vindo a ser realizados em ordem ao progresso do ensino e formação integral dos alunos.

Desde 1988 o Colégio funciona com Autonomia Pedagógica e, com toda a Comunidade Educativa, investe esforços, trabalho e esperança na qualidade do ensino e da Educação. É uma das instituições mais respeitadas do concelho de Santo Tirso.

Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver.

O Diário de Santo Tirso é privado mas faz serviço público, é um jornal online de Santo Tirso, com notícias exclusivamente de Santo Tirso, independente e plural. Acreditamos que a informação de qualidade, que ajuda a pensar e a decidir, é um direito de todos numa sociedade que se pretende democrática.

Para podermos apresentar-lhe mais e melhor informação, que inclua mais reportagens e entrevistas e que utilize uma plataforma cada vez mais desenvolvida e outros meios, como o vídeo, precisamos da sua ajuda.

O Diário de Santo Tirso tem custos de funcionamento, entre eles, a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede e taxas específicas da atividade.

Para lá disso, o Diário de Santo Tirso pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta e plural.

Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo – a partir de 1 euro – sob a forma de donativo através de mbway, netbanking ou multibanco. Se é uma empresa ou instituição, poderá receber publicidade como forma de retribuição.

Caso pretenda fazer uma assinatura com a periodicidade que entender adequada, programe as suas contribuições. Estabeleça esse compromisso connosco.

MB WAY: 938 595 855

NIB: 0036 0253 99100013700 45

IBAN: PT 50 0036 0253 99100013700 45

BIC/SWIFT: MPIO PT PL

background