A notícia foi avançada pelo Porto Canal que dá conta que cerca de 40 autocarros da marca de transportes metropolitanos do Porto UNIR chegaram em segunda-mão e que estavam a ser usados em Lisboa. Santo Tirso, concelho integrado na Área Metropolitana do Porto, é diretamente afetado pelas decisões tomadas na UNIR.
“Os veículos usados que chegaram ao Porto vindos da capital têm cerca de um ano e meio e foram já alvo de uma operação de rebranding para adotarem as cores e os símbolos da recém-criada marca UNIR, que irá uniformizar a operação dos transportes metropolitanos do Porto a partir da próxima sexta-feira, 1 de dezembro” noticiou o Porto Canal.
A transferência dos autocarros de Lisboa para a Área Metropolitana do Porto deveu-se ao facto de a operadora espanhola ter adquirido novos veículos, elétricos, para Lisboa, com recurso a fundos comunitários, como o POSEUR e o PRR.
No Porto, “não foi possível recorrer a esses apoios”, tendo em conta que “o processo de arranque do projeto UNIR decorreu numa fase posterior, já fora do tempo, para garantir esses mecanismos”, expliciy Juan Gomez Piña ao Porto Canal.
O Diário de Santo Tirso é privado mas faz serviço público, é um jornal online de Santo Tirso, com notícias exclusivamente de Santo Tirso, independente e plural. Acreditamos que a informação de qualidade, que ajuda a pensar e a decidir, é um direito de todos numa sociedade que se pretende democrática.
Para podermos apresentar-lhe mais e melhor informação, que inclua mais reportagens e entrevistas e que utilize uma plataforma cada vez mais desenvolvida e outros meios, como o vídeo, precisamos da sua ajuda.
O Diário de Santo Tirso tem custos de funcionamento, entre eles, a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede e taxas específicas da atividade.
Para lá disso, o Diário de Santo Tirso pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta e plural.
Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo – a partir de 1 euro – sob a forma de donativo através de mbway, netbanking ou multibanco. Se é uma empresa ou instituição, poderá receber publicidade como forma de retribuição.
Caso pretenda fazer uma assinatura com a periodicidade que entender adequada, programe as suas contribuições. Estabeleça esse compromisso connosco.
MB WAY: 938 595 855
NIB: 0036 0253 99100013700 45
IBAN: PT 50 0036 0253 99100013700 45
BIC/SWIFT: MPIO PT PL