Eliana Souto, natural da Agrela, considerada uma das investigadoras mais influentes do mundo
Principal / Notícias / Eliana Souto, natural da Agrela, considerada uma das investigadoras mais influentes do mundo

Eliana Souto, natural da Agrela, considerada uma das investigadoras mais influentes do mundo

A docente e investigadora Eliana Souto, natural da Agrela e que trabalha na Universidade do Porto, integra a edição 2023 do índice “Highly Cited Researchers”, uma iniciativa da Clarivate – empresa do Reino Unido especializada em gestão de informação científica – que reconhece, anualmente, os cientistas mais influentes a nível mundial, com base no número de citações das respetivas publicações pelos seus pares.

Presente no ranking dos mais influentes do mundo, a Agrelense Eliana Souto é Professora Auxiliar do Departamento de Ciências do Medicamento da Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto (FFUP).

Mestre em Tecnologia Farmacêutica (2002) pela FFUP e doutorada em Nanotecnologia Farmacêutica e Biofarmacêutica (2005) pela Freie Universitaet Berlin (Alemanha), Eliana B. Souto é autora de cinco patentes e mais de 400 publicações científicas no campo das Nanociências e Nanotecnologias.

As suas linhas de investigação centram-se sobretudo na conceção, desenvolvimento e caracterização de novos sistemas de administração de medicamentos. É também editora associada, membro do Conselho Editorial, e revisora de várias revistas científicas internacionais.

Esta lista destaca um total de 7125 cientistas provenientes de 70 países e 21 áreas de investigação, referenciados no repositório Web of Science, o maior indexador mundial de informação científica.

A seleção final corresponde ao ponto percentual – “Top 0,1%” – de investigadores que se encontram no topo dos mais referidos – entre janeiro de 2012 e dezembro de 2022 – em diferentes teses, monografias, ensaios ou teorias desenvolvidas em diferentes universidades e laboratórios a nível mundial.

Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver.

O Diário de Santo Tirso é privado mas faz serviço público, é um jornal online de Santo Tirso, com notícias exclusivamente de Santo Tirso, independente e plural. Acreditamos que a informação de qualidade, que ajuda a pensar e a decidir, é um direito de todos numa sociedade que se pretende democrática.

Para podermos apresentar-lhe mais e melhor informação, que inclua mais reportagens e entrevistas e que utilize uma plataforma cada vez mais desenvolvida e outros meios, como o vídeo, precisamos da sua ajuda.

O Diário de Santo Tirso tem custos de funcionamento, entre eles, a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede e taxas específicas da atividade.

Para lá disso, o Diário de Santo Tirso pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta e plural.

Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo – a partir de 1 euro – sob a forma de donativo através de mbway, netbanking ou multibanco. Se é uma empresa ou instituição, poderá receber publicidade como forma de retribuição.

Caso pretenda fazer uma assinatura com a periodicidade que entender adequada, programe as suas contribuições. Estabeleça esse compromisso connosco.

MB WAY: 938 595 855

NIB: 0036 0253 99100013700 45

IBAN: PT 50 0036 0253 99100013700 45

BIC/SWIFT: MPIO PT PL

background