A Câmara Municipal celebra o 12º. aniversário do Centro Interpretativo da Fábrica de Santo Thyrso durante a próxima semana com oficinas têxteis, visitas às exposições e uma sessão da Comunidade de Leitores. Os eventos são de entrada gratuita.
O Centro Interpretativo da Fábrica de Santo Thyrso está de parabéns: já lá vão 12 anos desde a inauguração do espaço que mantém viva (e atual) a memória do património têxtil do Vale do Ave. Para assinalar a data festiva, a Câmara Municipal de Santo Tirso dinamiza uma programação especial na semana de 7 a 13 de outubro.
Segunda-feira é dia de oficias têxteis para as escolas. Esta é uma celebração dupla, porque dia 7 de outubro é também o Dia Mundial do Algodão, que assinala a importância desta fibra vegetal no mercado mundial e as práticas de comércio justo, onde a preocupação ambiental e de justiça social são promovidas no seio da fileira têxtil.
Da parte da manhã, pelas 10h30, está agendada a oficina de fiação “A Alma do Tecido”. Dirigida pela formadora Marisa Queirós, a sessão irá ensinar às crianças os diferentes tipos de fibra, a sua importância e qualidade para a confeção de roupa e outros tecidos, bem como o impacto que causam no ambiente e como todos podemos criar um mundo têxtil mais sustentável. Da parte da tarde, pelas 15h30, é a vez da oficina de tecelagem “Da Noção ao Tecido” com as formadoras Ana Velez e Isabel Machado, que irão ensinar como identificar tecidos e as diversas formas de tecer.
Já no final da semana, a 12 de outubro, há mais uma oficina, programada para as 10h30. Dedicada à estamparia manual desta vez, e aberta ao público em geral, a oficina irá explorar a arte milenar e algumas das técnicas para impressão sobre tecido. A condução no Laboratório de Estamparia estará novamente ao cargo de Ana Velez e Isabel Machado e as inscrições são gratuitas, mediante inscrição obrigatória para museus@cm-stirso.pt (com pelo menos 48h de antecedência). Recomenda-se o uso de avental ou roupa adequada para trabalhos manuais.
No mesmo dia, irá decorrer a segunda sessão da Comunidade de Leitores. “Trabalho das Imagens / Imagens do Trabalho … um itinerário cinematográfico” é o título desta 3ª edição da Comunidade, e na tarde de dia 12, pelas 14h30, o filme a apresentar será “Metrópolis”, de Fritz Lang. Este que é um dos grandes clássicos do cinema marca o tema desta sessão, intitulada “Imagens do futuro: o cinema distópico e a oposição homem-máquina”, cuja proposta de leitura correspondente é a obra “Metrópolis”, de Thea von Harbou. A inscrição é gratuita e obrigatória através de museus@cm-stirso.pt.
As exposições da Fábrica de Santo Thyrso também estão em destaque nessa semana de festejos. “Tecer os Sons. Música Quer Dizer Tecido” abriu a 12 de setembro e pode ser visitada durante esta semana, sendo 13 de outubro o último dia em que o é possível fazer. Esta exposição dedicada ao cruzamento de artes entre a música e a tecelagem resultou do projeto realizado pelo Duo Arsis e as tecelãs Guida Fonseca e Ana Borges no Festival Internacional de Guitarra de Santo Tirso de 2023.
A exposição permanente da Fábrica de Santo Thyrso pode ser visitada de 8 a 11 de outubro, com visitas guiadas todos os dias às 10h30 e às 14h30, que são gratuitas, mas sujeitas a marcação prévia (feita através de museus@cm-stirso.pt e até 48h antes da iniciativa). O núcleo expositivo apresenta a história da fábrica e a importância desta indústria no desenvolvimento do concelho, abordando ainda os novos rumos da indústria do têxtil e do vestuário e as várias facetas da indústria da moda.
Por último, e incluída na visita guiada à exposição permanente, está a exposição “Memórias da Fábrica, o Conde de S. Bento e a Origem da Fábrica de Santo Thyrso”, que pode ser visitada durante o mês de outubro no Centro Interpretativo da Fábrica.
O Diário de Santo Tirso é privado mas faz serviço público, é um jornal online de Santo Tirso, com notícias exclusivamente de Santo Tirso, independente e plural. Acreditamos que a informação de qualidade, que ajuda a pensar e a decidir, é um direito de todos numa sociedade que se pretende democrática.
Para podermos apresentar-lhe mais e melhor informação, que inclua mais reportagens e entrevistas e que utilize uma plataforma cada vez mais desenvolvida e outros meios, como o vídeo, precisamos da sua ajuda.
O Diário de Santo Tirso tem custos de funcionamento, entre eles, a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede e taxas específicas da atividade.
Para lá disso, o Diário de Santo Tirso pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta e plural.
Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo – a partir de 1 euro – sob a forma de donativo através de mbway, netbanking ou multibanco. Se é uma empresa ou instituição, poderá receber publicidade como forma de retribuição.
Caso pretenda fazer uma assinatura com a periodicidade que entender adequada, programe as suas contribuições. Estabeleça esse compromisso connosco.
MB WAY: 938 595 855
NIB: 0036 0253 99100013700 45
IBAN: PT 50 0036 0253 99100013700 45
BIC/SWIFT: MPIO PT PL