Diário de Santo Tirso

Youtube, Netflix e outros serviços podem ser bloqueados a partir de hoje

O youtube, a netflix e o sinal dos videojogos, podem vir a ser bloqueados. A medida é prevista pelo decreto que regula o novo estado de emergência.

O governo justifica que é para permitir assegurar a continuidade dos serviços de comunicações eletrónicas aos hospitais ou às forças de segurança.

A ordem e tráfego é determinada por despacho do Governo, publicado em Diário da República e que entra em vigor “às 00:00 do dia 15 de fevereiro”, identificando os serviços de comunicações eletrónicas considerados críticos e os clientes considerados prioritários, a quem as empresas devem garantir a continuidade de serviços.

O objetivo é prevenir os efeitos de congestionamento das redes, possibilitando às empresas que oferecem redes de comunicações públicas ou serviços de comunicações eletrónicas acessíveis ao público, “sempre que estritamente necessário”, dar prioridade ao encaminhamento de determinadas categorias de tráfego e à prestação de serviços críticos como os de voz e de mensagens curtas (SMS) suportados em redes fixas e móveis, o acesso ininterrupto aos serviços de emergência, a transmissão ininterrupta dos avisos à população e a distribuição de sinais de televisão linear e televisão digital terrestre.

Exit mobile version