Vila das Aves recebeu pela primeira vez a Bandeira Verde Eco Freguesias XXI, cuja cerimónia decorreu hoje em Pombal. “Um marco histórico e relevante para a nossa Vila que a premeia como uma das freguesias mais sustentáveis do país”, refere nas redes sociais Joaquim Faria, Presidente da Junta de Freguesia de Vila das Aves.
Bandeira Verde é um conceito agregador, que identifica os Municípios (ECOXXI), as freguesias (Eco-Freguesias XXI), assim como os destinos turísticos (Green Destinations), que são parte integrante deste movimento de mudança e por isso mesmo cumprem um conjunto de critérios de sustentabilidade.
O Eco-Freguesias XXI é um projeto da ABAE iniciado em 2014, que visa trabalhar com as freguesias no sentido do desenvolvimento de eco-comunidades ou comunidades sustentáveis.
Estrutura-se no desenvolvimento e motivação para a implementação de diversas ações/projetos à escala local, tendencialmente de carácter participado, e que contribuem para a transformação, no sentido de uma comunidade mais sustentável.
O Eco-Freguesias XX, enquadra-se em todos os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) estabelecidos pela Agenda 2030, apresentando-se como uma estratégia para incrementar a sustentabilidade local, valorizando os processos de cidadania participativa e reconhecendo as freguesias que melhor qualidade de vida oferecem aos seus habitantes.
Procura, através da existência de uma candidatura bienal, valorizar percursos, avaliar processos e reconhecer resultados que se materializam através da atribuição do galardão Eco-Freguesia XXI.