Realizou-se ontem a vigília pela Paz na Ucrânia organizada pelo Movimento Mulheres Social-Democratas. A vigília foi na Praça 25 de Abril, em frente à Câmara Municipal de Santo Tirso e contou com algumas dezenas de pessoas.
A chama das várias velas, tanto na Praça 25 de Abril como nas janelas dos prédios iluminou a noite em Santo Tirso, a Paz na Ucrânia e o fim do conflito armado em curso naquele país europeu foi o que motivou as mulheres Social-Democratas a organizar este evento.
Um minuto de silêncio pelas vitimas que esta guerra está a causar marcou o final da vigília na Câmara Municipal, depois os presentes seguiram uma marcha em direção ao Largo Coronel Baptista Coelho, regressando à Câmara Municipal onde depositaram a bandeira da Ucrânia rodeada de velas.
Para Paula Alves, Presidente do Movimento Mulheres Social-Democratas de Santo Tirso, o que levou à organização deste evento foi o sentimento que têm pelo povo Ucraniano, com este evento quiseram demonstrar que Portugal é um país acolhedor e que estamos disponíveis para ajudar no que for necessário.
Ricardo Pereira, Presidente da Comissão Política do Partido Social Democrata de Santo Tirso referiu que não deve haver nenhum Tirsense que não esteja solidário com esta causa, salientando que o que se está a passar não pode passar em claro e que o diálogo deve imperar sempre porque a violência não é o caminho nem o futuro. Ricardo Pereira aproveitou ainda para louvar a iniciativa das Mulheres Social-Democratas que organizaram esta vigília em poucos dias.