O projeto da Unidade Industrial, em Santo Tirso, da empresa de Arquitectura e Engenharia Multiprojectus (arquiteta Sandra Garcia) foi agraciado com uma Menção na Categoria TRABALHAR por conseguir dignificar através da composição de uma fachada contundentemente ordenada a importância do uso industrial.
O edifício, que alberga a produção de componentes aeronáuticos, é composto por dois volumes aparentemente autónomos, da mesma altura. O primeiro é uma grande nave industrial, enquanto que no segundo volume, de três andares, encontra-se a área social e administrativa. O exterior da elevação principal é constituído por um painel de betão pré-fabricado que se adapta e homogeneiza o conjunto. Uma série de lâminas formalmente ordenadas proporcionam firmeza ao projeto.
Este dinamismo é quebrado pelo jogo de espaços cheios e vazios, criando uma enorme flexibilidade e variedade de luzes que entram no edifício. O muro cortina de alumínio ajuda a formalizar o ritmo reticular da fachada. Já no interior, destaca-se o hall projetado em três alturas com uma escada suspensa que liga os diferentes pisos e explora a harmonia entre o ritmo, a luz e o jogo de escalas dentro do espaço.
“A TECHNAL agradece não só o contributo dos arquitetos portugueses envolvidos nesta edição do Palmarés de Arquitetura Ibérico Technal, mas também a alta valorização que deram a esse extraordinário material que é o alumínio, com o qual realizaram projetos criativos de alta qualidade, com tipologias e finalidades distintas. A confiança que demostram nos nossos produtos desafia-nos a continuar a inovar para apresentar novas soluções para os vossos projetos”, refere José Dias, Sales Diretor TECHNAL Portugal.