Diário de Santo Tirso

União de Freguesias de Santo Tirso assinalou o Dia da Mulher

Imagem: UF Santo Tirso, Couto Sta. Cristina, Couto São Miguel e Burgães

A União de Freguesias de Santo Tirso, Couto (S. Cristina e S. Miguel) e Burgães assinalou o Dia da Mulher com um convívio no edifício da sede. Cerca de duas dezenas de idosos estiveram reunidas de forma informal, com direito a dança e animação no salão nobre sendo que a União de Freguesias preparou também um lanche para todos.

Em representação do executivo e dos Tirsenses, Blandina Santos e Carlos Pinto ofereceram flores aos presentes, numa manhã de convívio e confraternização.

O Dia Internacional da Mulher é assinalado desde o início do século XX. Em 1975, a ONU começou a celebrar esta a de Março mas só a 16 de dezembro de 1977 é que viria a ser oficialmente reconhecida pela Assembleia Geral das Nações Unidas.

Este dia pretende celebrar os direitos que as mulheres conquistaram até ao dia de hoje, relembrando o caminho para a igualdade. Defender causas como o direito ao voto, a igualdade salarial, a maior representação em cargos de liderança, a proteção em situações de violência física ou psicológica ou o acesso à educação continuam atuais porque, em vários pontos do globo, esses direitos continuam por cumprir.

O tema de 2024 é «Investir nas mulheres: Acelerar o progresso», realça a importância da igualdade de género, da capacitação das mulheres e raparigas, e dos seus direitos a vidas mais saudáveis.

Imagem: UF Santo Tirso, Couto Sta. Cristina, Couto São Miguel e Burgães
Exit mobile version