Diário de Santo Tirso

Tradição de Cantar as Janeiras está de volta à Reguenga

Imagem: Diário de Santo Tirso

Um grupo de pessoas da Reguenga está há várias semanas a juntar-se e a reunir-se regularmente ara Cantar as Janeiras. Foi no passado domingo que a tradição voltou às ruas da freguesia de Santo Tirso, durante a semana andaram também na rua e no próximo domingo, dia 2 de janeiro do novo ano, voltarão a alegrar a Reguenga.

Este grupo, denominado “Comissão de Festas 21/22 – Nossa Senhora das Dores – Reguenga”, tem como objetivo, tal como o nome refere, preparar a festa da Nossa Senhora das Dores, que se realiza habitualmente no primeiro fim de semana de Setembro.

Associados à quadra natalícia, vamos encontrar as Janeiras e os Reis, que representam peditórios cantados na noite de Natal, de Ano Novo e de Reis. Herança provável das próprias strenas romanas, a entoação dos cânticos tem por finalidade receber dádivas que se revestem de um carácter alusivo e propiciatório, a remeter-nos, como noutras celebrações, para tempos remotos, em que se celebravam deuses e divindades pagãs ou eram pedidas ou oferecidas dádivas no início do ano comum, símbolo de bom augúrio, quer para quem as pedia, quer para quem as doava.

Imagens: Diário de Santo Tirso
Exit mobile version