Foram registadas durante a noite de quarta para quinta-feira várias tentativas de assaltos a carros na freguesia de Água Longa, concelho de Santo Tirso.
Ao que o Diário de Santo Tirso apurou com residentes de Água Longa, os assaltantes tentaram roubar vários veículos estacionados na via pública no entanto não terão conseguido sendo que também não terá sido registada qualquer queixa nas autoridades.
Devido ao aumento da profissionalização do furto e tráfico de automóveis por parte de grupos de crime organizado o número de carros roubados que as autoridades portuguesas conseguem recuperar é cada vez menor.
A sofisticação de técnicas de roubo por parte dos criminosos, que falsificam documentos, números de chassis e usam tecnologias facilmente acessíveis online para ultrapassar as seguranças da viatura, está a preocupar a Europol, o Serviço Europeu de Polícia. As máfias usam chaves virgens, aparelhos de codificação de chaves que reprogramam os códigos das centralinas para pôr o carro a andar e “jammers” que bloqueiam sinais de comunicação que permitem localizar a viatura.
Alguns assaltos são inclusive feitos por encomenda, pelo que as organizações criminosas chegam mesmo a fazer “homejacking”, ou seja, a roubar os carros dentro da casa dos donos. Técnicas como o ‘carjacking’ ou o uso de reboque continuam também a ser utilizadas.