Diário de Santo Tirso

Símbolos da Jornada Mundial chegam a Santo Tirso no próximo domingo

O Santuário de Nossa Senhora da Assunção vai receber os Símbolos da Jornada Mundial da Juventude no próximo domingo, dia 23 de outubro. Será uma grande celebração que vai juntar as Vigararias de Santo Tirso, Paços de Ferreira, Trofa/Vila do Conde e Lousada.

As celebrações continuam, em Santo Tirso, na terça-feira seguinte, dia 25 de outubro. Os símbolos da Jornada Mundial da Juventude percorrerão todas as paróquias da Vigararia de Santo Tirso.

Até ao início da Jornada Mundial da Juventude, realizada em 2023 em Lisboa, os símbolos, a cruz peregrina e o ícone de Nossa Senhora Salus Populi Romani, irão estão presentes em todas as dioceses nacionais.

Estes símbolos estiveram já, desde meados de 2021, em Angola, na Polónia e em Espanha, bem como nas dioceses portuguesas do Algarve, Beja, Évora, Portalegre-Castelo Branco, Guarda, Viseu, Funchal e Angra.

Tradicionalmente, nos meses que antecedem cada JMJ, “os símbolos partem em peregrinação para serem anunciadores do Evangelho e acompanharem os jovens, de forma especial, nas realidades em que vivem”, informou a organização da Jornada.

Com 3,8 metros de altura, a Cruz peregrina, construída a propósito do Ano Santo, em 1983, foi confiada por João Paulo II aos jovens no Domingo de Ramos do ano seguinte, para que fosse levada por todo o mundo. Desde aí, a Cruz peregrina, feita em madeira, iniciou uma peregrinação que já a levou a quase 90 países.

Exit mobile version