Diário de Santo Tirso

“Shared Green Deal” premeia projeto de sustentabilidade local

Decorreu, esta terça-feira, a entrega de Prémios de Sustentabilidade numa sessão que marca o encerramento do projeto europeu Shared Green Deal. O primeiro lugar foi atribuído a um projeto que junta a empresa Baker & Baker, a Quinta de Gomariz, a Escola Profissional Agrícola Conde S. Bento e a CAID- Cooperativa de Apoio à Integração do Deficiente.

De forma a contribuir para a implementação local do Pacto Ecológico Europeu, o Shared Green Deal promove a transição energética, trabalhando seis temas prioritários: energia limpa, economia circular, renovações eficientes, mobilidade sustentável, alimentação sustentável e preservação da biodiversidade.

O Município Santo Tirso foi uma das 24 entidades selecionadas, entre 349 candidaturas em toda a Europa, tendo-lhe sido atribuída a temática da circularidade juntamente com três parceiros: Cyprus Organization for Standardization (Chipre), Val-de-Marne en Transition (França) e Technology Park Ljubljana (Eslovénia).

Desde abril de 2023, quatro propostas de valor foram acompanhadas de perto, culminando com a eleição de uma vencedora.

O primeiro lugar foi atribuído a um projeto que junta a Baker & Baker, empresa multinacional líder no fabrico de padaria e pastelaria, a CAID, a Quinta Gomariz, produtora de vinho verde, e a Escola Profissional Agrícola Conde S. Bento.

A proposta vencedora pretende valorizar as lamas resultantes do processo industrial da Baker & Baker utilizando-as como fertilizante no processo agrícola da Quinta de Gomariz, contando com o auxílio da Escola Agrícola para testar a viabilidade de todo o processo, e a inclusão dos utentes da CAID na realização de algumas atividades.

Cada um dos vencedores recebeu uma formação em economia circular da Circular Economy Alliance, uma organização líder nesta área.

Exit mobile version