O mês de outubro é dedicado, a nível mundial, à consciencialização da importância da prevenção e do diagnóstico precoce do cancro da mama.
O Serviço de Oncologia e a Clínica da Mama do Centro Hospitalar Médio Ave (CHMA) assinalam este mês através de várias iniciativas , com vista a promover a sensibilização para esta doença e para a adoção de medidas de prevenção e realização de exames de rastreio.
Este ano as comemorações do Outubro Rosa no CHMA são focadas na “Sobrevivente do Cancro da Mama”, nas suas necessidades, cuidados e sensibilidades na vida, de forma a ajudá-las a “reaprender a viver”.
No dia 4 de outubro às 21h00, na Biblioteca Municipal de Santo Tirso, decorrerá uma tertúlia sobre “O Outro Lado do Cancro” onde serão abordados vários temas relacionados com o “reaprender a viver em várias vertentes” nas sobreviventes do cancro da mama. Contará com o testemunho de uma doente e seu marido.
O momento será também assinalado com momento musical “Trio Giséle”, Clélia Colonna na Voz, Filipe Garcia no Piano, Miguel Pedrosa (Guitarra e baixo elétrico).
No dia 5 de outubro, às 10h00, no espaço exterior do Pavilhão Municipal de Santo Tirso, será realizada uma sessão de exercício físico para as doentes sobreviventes de cancro da mama, com o intuito de reforçar a importância do exercício físico como importante aliado dos tratamentos e acompanhamento médico porque contribui para a melhoria da sobrevivência e qualidade de vida da mulher.
No dia 30 de outubro serão realizadas as III Jornadas do Outubro Rosa no CHMA – “A Sobrevivente do Cancro da Mama”, a decorrerem na Casa das Artes de Famalicão.