A Câmara Municipal de Santo Tirso procedeu hoje à entrega dos Certificados de Competências Digitais aos 166 seniores que concluíram o programa de formação e mentoria iniciado pela autarquia em 2019.
Realizado no âmbito do Plano Municipal de Competências Digitais, o primeiro a nível nacional, este projeto intergeracional de literacia digital colocou 50 jovens voluntários do concelho, com idades entre os 16 e os 30 anos, a transmitirem os seus conhecimentos, nos tempos livres, em oficinas para grupos de pessoas idosas, grande parte das quais de Instituições de Solidariedade Social (IPSS).
Dirigindo-se aos seniores que receberam os seus certificados, numa cerimónia na nave da Fábrica de Santo Thyrso, o presidente da Câmara Municipal, Alberto Costa, considerou “fantástico” o exemplo dado pela participação nestas formações, sobretudo no difícil contexto de pandemia.
Realçou, ainda, o papel desempenhado pelos jovens mentores, alunos da Escola Secundária D. Dinis e da Oficina da Escola Profissional INA, agradecendo-lhes pela “capacidade de intervenção e participação cívica”.
José Eduardo Gomes, um dos jovens mentores, salientou, por seu turno, que o projeto “não foi só uma formação, foi também uma partilha de experiências e sabedoria”.
Uma opinião partilhada pela sénior Ana Maria Silva: “Foi espetacular. Gostei, sobretudo, do intercâmbio intergeracional, que foi muito enriquecedor. O que aprendi ajudou-me muito ao longo do tempo de pandemia. O impossível tornou-se realidade”.
O Plano Municipal de Competências Digitais foi lançado em 2018 e envolve um investimento de 700 mil euros, destinado à promoção de medidas e ações de formação, equipamentos, programas e plataformas informáticas, incidindo nos serviços da câmara e na sociedade civil.