A Juventude Socialista (JS) de Santo Tirso realizou ontem mais um episódio do programa “Ladies Night”, desta vez a convidada foi a atleta Sara Moreira e a moderadora Ana Isabel Lima.
O programa baseia-se num ciclo de conversas entre mulheres sobre as desigualdades de género em diferentes áreas, é transmitido no Instagram da JS Santo Tirso (@jssantirso) e conta sempre com convidadas ligadas às áreas do tema do programa. Ontem o tema foi o deporto e a convidada Sara Moreira.
Sara Moreira é uma das mais prestigiadas atletas nacionais e internacionais e é natural do concelho de Santo Tirso. Atualmente representa o Sporting Clube de Portugal e a Seleção Nacional, a atleta conta com inúmeras vitórias e medalhas em diversas competições e modalidades de atletismo, sendo também Comendadora da Ordem do Mérito.
Durante a conversa Sara Moreira referiu que ao longo da sua larga carreira já viveu momentos de desigualdade, um dos que a mais marcou foi quando decidiu ser mãe. A atleta lembra que nessa altura estava ao serviço do Maratona Clube de Portugal e quando revelou que estava gravida a primeira atitude que o clube teve para consigo foi um corte de ordenado. Sara Moreira disse que passou toda a gravidez sem qualquer apoio financeiro e o tempo que esteve parada não recebeu qualquer valor monetário, o que a levou a voltar aos treinos após um mês de ser mãe pois dependia do seu corpo para ganhar dinheiro.
A atleta de 35 anos referiu que a mulher desempenha vários papéis na sociedade e que por esse motivo o tempo de uma mulher nunca sobra, no entanto afirma que não há força maior que a força de uma mulher determinada, assumundo que muita coisa já mudou mas que ainda há um longo caminho pela frente a percorrer. Sara Moreira finalizou dizendo que em muitos momentos da sua vida já teve que bater o pé pelos seus direitos e que acredita que um dia as mulheres vão ganhar a luta da desigualdade de género, principalmente no deporto que pela sociedade ainda é visto como sendo um mundo de homens.