Diário de Santo Tirso

São Martinho resiste, não desiste, e está no playoff da Liga 3

Imagem: Diário de Santo Tirso

O São Martinho empatou com o Pevidém, por 2-2, no Parque de Jogos Albano Martins Coelho Lima, depois de ter estado a perder por dois golos, e garantiu presença no playoff de acesso da Liga 3. A equipa da casa conseguiu, com este empate, vencer a Série B do Campeonato de Portugal.

Contas, muitas contas a fazer na última jornada da Série B do Campeonato de Portugal. O São Martinho precisava de uma vitória para carimbar presença no playoff da Liga 3, apesar do empate ser suficiente para atingir este objetivo, com a conjugação de outros resultados. Já para o Pevidém, o empate servia para garantir presença no playoff da Liga 2.

No entanto, o São Martinho não parecia ter grande vontade de pegar na calculadora, pois entrou em campo com a intenção de se adiantar no marcador. Logo aos três minutos, Tiago Cruz apareceu isolado à frente da baliza dos da casa e só não marcou porque André Preto fez uma mancha da qualidade de outras ligas.

O grande momento de André Preto inspirou, porventura, os seus colegas de equipa, que chegaram ao golo a partir de um grande momento de futebol. Aos 20 minutos, Chico viu Costinha a tentar ganhar espaço no eixo da defesa do São Martinho e fez lá chegar a bola, recorrendo a um passe longo de grande qualidade. Mais qualidade ainda teve a finalização de Costinha, que dominou a bola com apenas um toque e rematou com o esférico ainda no ar. Golaço do Pevidém.

A equipa da casa ficou muito mais tranquila no jogo depois do golo e a partida avançou a passos largos até ao intervalo sem grandes oportunidades, mas com uma intensidade muito alta.

O Pevidém trazia do balneário a missão clara de resolver o desafio o mais cedo possível e fazer melhor era quase impossível. Ao minuto 46, a partir de um livre lateral, que resultou numa bola longa de Costinha, o defesa central Emanuel surgiu, qual ponta de lança, para finalizar de pé direito, e alargar a vantagem para dois golos.

O protagonismo de Costinha no jogo era evidente e acabaria por continuar, mas pelas piores razões para os visitados. Isto porque o número 20 meteu a mão onde não devia, num lance de ataque do São Martinho, e o árbitro assinalou penálti. Tiago Cruz avançou para a conversão do castigo máximo e foi negado, mais uma vez, por André Preto, que não pôde fazer nada quando o avançado conseguiu a recarga. 2-1 aos 61 minutos.

A equipa do São Martinho foi atrás do empate e seria recompensada, quando, depois de uma boa jogada, Vasco Costa cruzou para Alberto Fernandes, que repôs a igualdade no desafio, de cabeça, à passagem do minuto 68.

O ritmo de jogo baixou até ao apito final e as equipas dividiram os pontos, alcançando, tanto uma como outra, os objetivos de apuramento para os respetivos playoffs.

Pedro Miguel Silva

Exit mobile version