Diário de Santo Tirso

Santo Tirso voltou a receber Festival Internacional de Órgão

Santo Tirso recebeu, de 29 de setembro a 1 de outubro, a nona edição do FIO – Festival Internacional de Órgão, cujo programa incluiu alguns dos mais consagrados organistas internacionais. Os concertos tiveram lugar no Mosteiro de São Bento, na Igreja Matriz de Santa Cristina do Couto, na Igreja Velha de Sequeirô e no Convento de São José.

O primeiro concerto decorreu no dia 29 de setembro no Mosteiro de São Bento. Os repiques festivos, tocados manualmente a partir da torre sineira, vão assinalar, de forma simbólica, a abertura do FIO. Já o concerto, protagonizado pelos Ensemble Bonne Corde, surgiu no seguimento da gravação de “Antuérpia 1733 – Lamentações para a Semana Santa de Fiocco”.

No dia 30 de setembro, a Igreja Matriz de Santa Cristina do Couto recebeu Bach, Wesley e a evolução do órgão inglês com António Mota no comando do órgão. O repertório dividiu-se essencialmente em duas partes: a primeira com o foco a ser J. S. Bach e a segunda dedicada à música inglesa da transição do alto barroco para o período romântico.

Para fechar o festival em Santo Tirso, o dia 1 de outubro iniciou com um concerto na Igreja Velha de Sequeirô. A atuação “La Flor en Paradis, Tasto Solo” apresentou uma variada seleção de motetes – resultado da adição de novas vozes a uma melodia gregoriana – compostos durante os anos 1250 -1300 e interpretados com a singular associação do canto e do organeto.

Pelas 21h00, houve concerto no Convento de São José, onde será inaugurado o órgão Michel Merklin & Kuhn, restaurado pela empresa tirsense JMS Organaria. Chano Robles Mures apresentou duas peças recuperadas a partir de manuscritos de Luis Leandro Mariani. A obra “Musicos sevillanos en el siglo XX: impressionismo y andalucismo em el organo” é também resultado do trabalho de investigação que o organista está a realizar na Universidade de Sevilha.

O Festival Internacional de Órgão pretende unir os concelhos de Santo Tirso e Vila Nova de Famalicão, através de diversas iniciativas como recitais de órgão, exposições, concertos didáticos para crianças e ainda uma visita guiada à JMS Organaria.

Organizado pela Tagus Atlanticus – Associação Cultural e a JMS Organaria com o apoio dos municípios de Santo Tirso e Famalicão, o FIO prossegue em Vila Nova de Famalicão, entre 6 e 8 de outubro.

Exit mobile version