
Neste momento são 121 concelhos que fazem parte da lista de concelhos considerados de risco elevado de transmissão da Covid-19, cerca de 70% da população residente no país.
Com a entrada do novo estado de emergência estes concelhos, onde Santo Tirso está incluído, têm ordens de restrição mais apertadas, incluindo o recolher obrigatório durante a noite à semana e a partir das 13h00 aos fins-de-semana.
O secretário de Estado Adjunto do Primeiro-Ministro, Tiago Antunes admite que se estes concelhos continuarem a registar um elevado número de novos casos de infeção poderão sofrer regras ainda mais restritas.
A lista e as regras serão revistas quinzenalmente onde serão analisados os casos por cada 100 mil habitantes para avaliar se entram novos concelhos e mesmo se algum dos já incluídos podem sair. A métrica é se houverem mais de 240 novos casos por 100 mil habitantes o concelho começa a fazer parte das restrições.
Aguardamos hoje pelos números da direção geral de saúde para confirmar o número de infeções registadas em Santo Tirso nas últimas duas semanas. A semana passada não foram facultados os dados de covid-19 por concelho e dessa forma não podemos consultar o estado atual em Santo Tirso.