Pelo quarto ano consecutivo, Santo Tirso, juntamente com a Trofa, estiveram entre os três concelhos em Portugal que menos água perderam por fugas, roturas ou roubos na rede de abastecimento. Em 2019, os dois concelhos desperdiçaram apenas 10% da sua água, o segundo valor mais baixo do país. Em 2020, a percentagem desceu para os 8,9%.
Em 1998, ano de início da operação da INDAQUA Santo Tirso/Trofa, 57% da água que entrava na rede de abastecimento acabava por perder-se. Desde então, o modelo de gestão aplicado pela concessionária permitiu diminuir estas perdas para apenas 8,9%, em 2020, o que mostra a contribuição destes concelhos para a preservação de um bem tão escasso quanto a água.
Apesar de, quanto a 2020, ainda não existirem dados disponíveis sobre todo o país, foi recentemente publicado o ranking de 2019 que comprova os bons resultados destes concelhos. Neste relatório, a Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos (ERSAR) mostra que, em 2019, o país desperdiçava em média 28,8% da sua água, enquanto Santo Tirso e Trofa ficavam apenas pelos 10%, o segundo melhor valor a nível nacional.
“Quanto menos água desperdiçamos nas nossas redes, menos estamos a prejudicar o meio ambiente. A redução destas perdas é, por isso, imprescindível para garantir a sustentabilidade dos territórios, que conseguem aproveitar melhor a água que têm disponível”, explica Anabela Alves, Diretora Geral da INDAQUA Santo Tirso/Trofa. “Santo Tirso e Trofa integram uma das mais antigas concessões da INDAQUA e, por isso, temos já um longo histórico de bons resultados na diminuição de desperdícios, que se tornaram exemplares a nível nacional”, acrescenta.