O secretário de Estado da Digitalização e Modernização Administrativa, Mário Campolargo, classificou o trabalho da Câmara de Santo Tirso na área da transição digital como “um exemplo para todos os municípios”. O governante falava na apresentação da segunda fase do Plano Municipal de Competências Digitais de Santo Tirso, que será implementado durante os próximos quatro anos.
“O que estou a viver aqui hoje é o futuro. Um pequeno passo que é, verdadeiramente, um exemplo para todos os municípios e que guardarei para a definição das estratégias nacionais”, afirmou Mário Campolargo, após ter assistido à apresentação do Plano Municipal de Competências Digitais 5.0 feita pelo presidente da Câmara, Alberto Costa.
O membro do governo acrescentou que “Santo Tirso não só quer estar na vanguarda da arte contemporânea, mas também ser um exemplo na transição digital e na capacitação das pessoas”. Considerou, ainda, o plano apresentado, esta sexta-feira, na Fábrica de Santo Thyrso, como “absolutamente estratégico para o desenvolvimento da cidade”.
Segundo o presidente da Câmara de Santo Tirso, Alberto Costa, “esta nova fase 5.0 do Plano Municipal de Competências Digitais assenta em cinco eixos fundamentais: o relacionamento com os munícipes, a digitalização, o ambiente e a sustentabilidade, a cibersegurança e, como não podia deixar de ser, a formação”.
Alberto Costa fez, no entanto, questão de frisar que, na verdade, “a implementação deste Plano 5.0 já começou”. Para o comprovar, deu alguns exemplos, como o investimento já realizado na desmaterialização dos processos de obras particulares.
“Posso, neste ponto em particular, dizer que todo o processo já está informatizado e que temos zero processos pendentes na divisão de urbanismo e zero papel envolvido”, acrescentou.
Fez também referência à descentralização dos Espaços do Munícipe, que estão já presentes em nove juntas de freguesias do concelho, encontrando-se mais dois, em Rebordões e Roriz, prestes a serem criados.
“O nosso compromisso está centrado nas pessoas e na qualidade de vida das populações”, concluiu Alberto Costa, deixando uma garantia: “Em Santo Tirso, vamos tratar o futuro por tu!”. O autarca fez, por isso, questão de entregar ao secretário de Estado, numa pendrive, o Plano Municipal de Competências Digitais 5.0, “para que, daqui a quatro anos, possa confirmar a execução desta nossa ambição”.