Diário de Santo Tirso

Santo Tirso entra em Estado de Alerta

Imagem: Diário de Santo Tirso

O concelho de Santo Tirso entrou hoje, juntamente com outros 20 concelhos, em estado de alerta. São os concelhos acima de 120 (ou 240) novos casos por 100 mil habitantes pela primeira semana. O estado de alerta não significa que Santo Tirso irá recuar no desconfinamento

Conforme definido pelo Governo, os territórios de alta densidade têm as linhas vermelhas definidas na incidência de 120 e 240 novos casos por 100 mil habitantes. Já para os territórios de baixa, as linhas vermelhas estão definidas nas incidências de 240 e 480 novos casos. Permanecer duas semanas acima do valor limite implica um retrocesso no plano de desconfinamento.

Na nova fase do plano de desconfinamento, que entrou em vigor em 10 de junho e que se aplica agora a 250 dos 278 concelhos de Portugal Continental, o teletrabalho é recomendado nas atividades que o permitam; o comércio pode funcionar com o horário do respetivo licenciamento; os restaurantes, cafés e pastelarias (máximo de seis pessoas no interior ou 10 pessoas em esplanadas) podem funcionar até à meia-noite para admissão de clientes e 01:00 para encerramento e os equipamentos culturais podem funcionar até à 01:00 (ficando excluído o acesso, para efeitos de entrada, a partir das 00:00), com as salas de espetáculo limitadas a uma lotação de 50%.

Outras das regras que se aplicam nesta nova etapa são que os transportes públicos podem circular com lotação de dois terços ou com a totalidade da lotação no caso de terem exclusivamente lugares sentados (táxis e viaturas de transporte em veículos descaracterizados a partir de plataformas eletrónicas – TVDE – com lotação limitada aos bancos traseiros); a lotação para casamentos e batizados continua a estar limitada a 50% do espaço; e a prática desportiva passa a poder ter público no caso das modalidades amadoras, com lugares marcados e lotação restrita a 33% do espaço.

Exit mobile version