A INDAQUA e os municípios da Trofa e Santo Tirso assinaram um protocolo que visa estabelecer um programa conjunto para promover a adesão ao sistema público de abastecimento de água. O objetivo é combater a utilização para consumo humano de água de origens não controladas, como furos e poços particulares, reduzindo os riscos para a saúde pública e o impacto no meio ambiente que lhes está associado.
Este é mais um passo firmado pela INDAQUA na sua estratégia de incentivo ao consumo de água de origem segura e controlada. Desta vez as atenções centram-se nos municípios da Trofa e Santo Tirso, onde se estima que cerca de 5 mil famílias ainda não utilizam água proveniente da rede pública – a única que, comprovadamente e continuamente reúne condições e características adequadas ao consumo humano.
“Estes números são alarmantes e merecem a nossa melhor atenção. Queremos consciencializar os utilizadores para a importância de consumirem água de origem segura e controlada. O contrário representa graves riscos para a saúde pública pelo que sentimos que é da nossa responsabilidade, lado a lado com os municípios, garantir que tudo é feito ao nível local para proteger as populações”, afirma Anabela Alves, Diretora Geral da INDAQUA Santo Tirso/Trofa.
A primeira ação é a assinatura deste “Plano de Promoção”. Na base deste documento está a missão de identificar os munícipes não ligados à rede pública e os respetivos motivos, prestar toda a informação necessária e incentivá-los à adesão ao sistema público de abastecimento de água apresentando-lhes as vantagens em saúde pública, quando comparada com água de furos e poços particulares, e ambientais e económicas, quando comparada com a água engarrafada.
Conscientes da importância destas matérias os Municípios da Trofa e de Santo Tirso, aceitaram juntar-se à concessionária INDAQUA no esforço conjunto necessário à implementação do “Plano de Promoção” acordado. Para o Presidente da Câmara Municipal da Trofa, Sérgio Humberto “promover a saúde pública dos habitantes do Concelho é uma prioridade, e por isso, este será um trabalho conjunto, já que a par da atuação dos Municípios e da INDAQUA, as Juntas de Freguesia vão ter um papel fundamental de proximidade, atuando junto da população, através de campanhas de sensibilização”. Já Alberto Costa, Presidente da Câmara Municipal de Santo Tirso acredita que “a assinatura do Plano de Promoção vai contribuir para o reforço desta mensagem junto dos cidadãos e potenciar a confiança nos serviços de abastecimento de água.”
A par das ações direcionadas a utilizadores que ainda não estão ligados à rede pública, a INDAQUA Santo Tirso/Trofa vai ainda desenvolver um conjunto de trabalhos relacionados com a análise da qualidade da água utilizada em poços e furos particulares informando os respetivos utilizadores dos resultados dessas análises e dos riscos que correm ao utilizarem essa água para consumo humano.