O Observatório das Autarquias Familiarmente Responsáveis distinguiu a Câmara Municipal de Santo Tirso como uma das mais familiarmente responsáveis, pelo sétimo ano consecutivo. A iniciativa da Associação Portuguesa de Famílias Numerosas pretende reconhecer os municípios pelas práticas amigas das famílias.
O trabalho da Câmara Municipal de Santo Tirso voltou a ser distinguido pelo Observatório das Autarquias Familiarmente Responsáveis, que avalia as políticas dos municípios portugueses pensadas para as famílias. A distinção de “Autarquia + Familiarmente Responsável” foi recebida pela vereadora Sílvia Tavares, numa cerimónia que se realizou no passado dia 6 de dezembro, em Coimbra.
Pelo sétimo ano consecutivo a receber o galardão, Santo Tirso renovou a “bandeira verde” da iniciativa criada pela Associação Portuguesa das Famílias Numerosas, que atribui uma bandeira aos municípios que investem em políticas de apoio às famílias. Esta distinção reconhece as políticas e medidas implementadas no território ao longo do ano de 2022.
A distinção é atribuída aos municípios com base numa avaliação de 12 áreas sociais, entre as quais o apoio prestado à maternidade e paternidade, o apoio às famílias com necessidades especiais, medidas de conciliação entre trabalho e família, serviços básicos, educação, habitação, transportes, saúde, cultura, desporto e participação social.
Criado em 2008 pela Associação Portuguesa de Famílias Numerosas, o Observatório das Autarquias Familiarmente Responsáveis tem como principais objetivos acompanhar, galardoar e divulgar as melhores práticas das autarquias portuguesas em matéria de responsabilidade familiar para as famílias em geral.