A Câmara Municipal de Santo Tirso, através do INVEST Santo Tirso, voltou a ser premiada nos European Enterprise Promotion Awards (EEPA), uma iniciativa da Comissão Europeia, coordenada pelo IAPMEI (Agência para a Competitividade e Inovação).
O projeto “Santo Tirso – Via Verde para o Investimento”, do INVEST Santo Tirso, conquistou o segundo prémio nacional nos prémios Europeus de Promoção Empresarial. O galardão, atribuído em Portugal pelo IAPMEI, é “mais uma evidência da dinâmica atribuída aos projetos empresariais”, diz Alberto Costa, presidente da Câmara Municipal.
Para o autarca tirsense, “este prémio é o reconhecimento de todos aqueles que trabalham para a criação de um ecossistema empresarial favorável em Santo Tirso, que tem exemplos concretos a acontecer”, afirma, lembrando, entre outros, a recente inauguração de uma importante fábrica da Airbus na Zona Empresarial da Ermida, que considera “um investimento estratégico para o país e para o Município”.
Segundo a organização, os projetos distinguidos nesta categoria representam boas práticas de promoção do empreendedorismo na Europa e servem de inspiração para os agentes da envolvente empresarial, quer a nível nacional, quer a nível europeu, por atuarem ativamente na criação de um ecossistema coletivo promotor do desenvolvimento empresarial.
Esta Via Verde para o Investimento foi criada para agilizar a análise processual e burocrática e o excesso de tempo gasto em cada um dos procedimentos. Trata-se da implementação de um circuito totalmente digital, em que o gestor do investimento acompanha diariamente o processo desde a intenção de investimento até ao momento em que o empresário dá por concluído o projeto de investimento, passando pelas fases de licenciamento de obra e de autorização de utilização por via digital, sendo possível receber alertas e notificações, mas também o acompanhamento o ponto de situação do processo pelo promotor à distância de um clique.
A criação da figura de Projeto de Interesse Municipal como principal acesso à Via Verde, a atribuição de um gestor do investimento, técnico especializado e responsável por toda a agilização do processo, por todos os contactos com as entidades e serviços intervenientes são outras das vantagens deste autêntico passaporte para o investimento em Santo Tirso.
O lançamento da plataforma gratuita de georreferenciação Santo Tirso Go.Business, que procura inventariar os espaços disponíveis para alojamento de novos negócios urbanos, industriais, agrícolas ou de equipamentos, é outro dos mecanismos pensados para os empreendedores, tendo como principais objetivos a criação e gestão de uma rede empresarial digital georreferenciada, o apoio a novos empreendedores e a investimentos existentes, a promoção económica e territorial do concelho de Santo Tirso, tudo com acesso em qualquer parte do mundo a qualquer hora do dia.
Distinguido na categoria “Desenvolvimento do Ambiente Empresarial e Apoio à Transição Digital”, o Santo Tirso – Via Verde para o Investimento é promovido pela Câmara Municipal de Santo Tirso, em parceria com AICEP, E.P.E., ANI, RNI, Câmara de Comércio e Indústria Luso-Chinesa, ACIST, IEFP, I.P, Câmara do Comércio e Indústria Luso Francesa, Câmara Comércio Portugal Cuba, Câmara Comércio e Indústria Luso-Alemã e AEP.