O presidente da Câmara Municipal de Santo Tirso, Alberto Costa, apresentou hoje o projeto do Bairro Comercial Digital, que tem a Associação Comercial e Industrial local (ACIST) como entidade copromotora. Um investimento de 1,1 milhão de euros, financiado pelo PRR, com o objetivo de implementar um ambiente digital comum na área mais comercial da cidade.
“Trata-se de um investimento que visa fomentar a competitividade e a resiliência do comércio e serviços de proximidade em Santo Tirso”, adiantou Alberto Costa, acrescentando que, “com a sua concretização, pretende-se contribuir para alavancar o nível de serviço e o crescimento económico do tecido empresarial local, através da adoção de tecnologias emergentes”.
A apresentação do projeto decorreu ao ar livre, em plena Rua do Dr. Joaquim Augusto Pires de Lima, uma das mais representativas do comércio no centro da cidade, situada em plena área de implementação do Bairro Comercial Digital, cujo prazo de conclusão está previsto para dezembro de 2025.
Na sessão, foi revelada a identidade gráfica do Bairro Comercial Digital e apontados por Alberto Costa os objetivos do projeto, que passam pela criação de condições para que o comércio local aumente a sua presença, visibilidade e vendas online.
“Com este projeto, pretendemos criar um bairro conectado, interativo, facilmente identificável e presente em market places”, sublinhou o presidente da Câmara.
Neste contexto, “a criação do Bairro Comercial Digital vai envolver o aumento da cobertura da rede wifi pública em Santo Tirso e a promoção da informação digital, designadamente por via da distribuição de conteúdos com a identidade do bairro em mupis e outdoors digitais, que serão instalados na área de implementação do projeto”.
Alberto Costa destacou, também, a aposta no desenvolvimento de soluções tecnológicas como um website e uma aplicação móvel (app) próprios do bairro, bem como uma plataforma de e-commerce destinada à criação de um Marketplace dedicado.
“Neste âmbito, destaco, ainda, a instalação de um sistema de cacifos digitais, que serão colocados em locais estratégicos do Bairro Comercial Digital e que servirão, por exemplo, para a entrega e o levantamento de bens adquiridos, presencialmente ou online, ao nosso comércio local”, revelou Alberto Costa.
Está, igualmente, prevista a instalação de mobiliário urbano inteligente e sustentável, como bancos públicos digitais e papeleiras inteligentes.
O projeto do Bairro Comercial Digital vai, ainda, envolver o desenvolvimento e instalação de uma plataforma de gestão de tráfego rodoviário e de estacionamento, que irá incluir a sensorização. “Esta plataforma vai, por exemplo, permitir disponibilizar, nas entradas do bairro, mupis digitais com informação sobre o número de lugares livres nos parques de estacionamento existentes no centro da cidade”, explicou o autarca.
“Acredito que o Bairro Comercial Digital terá um forte impacto positivo na economia local de Santo Tirso e no nosso dia-a-dia, impulsionando a digitalização dos modelos de negócio dos operadores económicos e apostando, também, na sensibilização e capacitação dos próprios empresários e trabalhadores”, afirmou Alberto Costa.
“No fundo, queremos que Santo Tirso seja uma cidade com futuro e de futuro, porque aqui, onde estamos, é onde mora a inovação”, concluiu, aludindo à assinatura que acompanha a identidade gráfica do bairro: “Onde mora a inovação”.
O presidente da ACIST, Hugo Assoreira, realçou, por seu turno, o facto de o Bairro Comercial Digital resultar de um “exemplar trabalho de colaboração entre a Câmara Municipal e a Associação Comercial e Industrial de Santo Tirso, ao longo dos últimos três anos”.
Dirigindo-se aos comerciantes presentes, Hugo Assoreira realçou que “esta é a última grande oportunidade, no âmbito dos financiamentos do PRR, para se conseguirem digitalizar e adaptar ao mundo digital atual”.
“A ACIST vai estar aqui para ajudar a aproveitar esta oportunidade, juntamente com a Câmara Municipal”, acrescentou. Nesse sentido, o projeto envolve a criação da figura do gestor do bairro, a quem caberá estabelecer o contacto com os agentes económicos e promover as parcerias necessárias para a implementação do Bairro Comercial Digital, que arrancou hoje.