O concelho de Santo Tirso mantém-se na lista dos melhores municípios para viver, visitar e fazer negócios, de acordo com o ‘ranking’ anual da consultora Bloom Consulting. Existe, no entanto, uma queda de três posições, estando na posição 52, num universo de 308 municípios.
Detalhando o estudo da Bloom Consulting, Santo Tirso, no que toca a negócios ocupa a posição 37, para visitar a 41ª e para viver fica no lugar 62.
Relativamente aos concelhos vizinhos de Santo Tirso, três estão melhor classificados do que Santo Tirso e quatro estão piores, Santo Tirso está por isso a meio da tabela. Guimarães e Maia estão no top-25, aparecendo nos lugares 17 e 23 respetivamente e Famalicão aparece logo de seguida, na posição 31. Relativamente aos quatro municípios vizinhos que estão piores do que Santo Tirso, Lousada está na 84ª posição, Trofa na 90ª posição, Paços de Ferreira na 96ª e por fim Vizela é o 134º município.
Tal como nos anos anteriores, Lisboa e Porto mantêm-se à frente em todos os indicadores.
O “Bloom Consulting Portugal City Brand Ranking” relativo a 2021 avalia o desempenho socioeconómico dos 308 municípios quanto à captação de novos investidores, turistas e novos residentes, segundo variáveis como dados estatísticos oficiais, procuras e pesquisas ‘online’ pelos concelhos e o desempenho destes nos seus ‘sites’ e redes sociais.
Estes dados quantitativos são convertidos por um algoritmo em três ‘rankings’ – hierarquizando os municípios nas dimensões “viver”, “visitar” (turismo) e “negócios” (atração de investimento) -, que, após ponderação, resultam num ‘ranking’ geral.