Santo Tirso acolheu, dias 18 e 19 de outubro, uma reunião de coordenação do projeto transnacional Gemis, do qual o Município é o único representante português.
No âmbito destas jornadas, é possível ver no átrio da Câmara Municipal, até 31 de outubro, a exposição “Marias sem Medo”. Esta é uma iniciativa da Misericórdia de Santo Tirso que, através da lente da fotógrafa Ana Alvarenga, apresenta 12 mulheres nas suas histórias de violência e nos seus trajetos de superação.
Liderado pelo município sueco de Norrköping, para além de Santo Tirso o Gemis conta com a participação dos municípios de Esslingen am Neckar, na Alemanha, Parma, em Itália, Piotrkow Trybunalski, na Polónia, e Vienne, em França. Fazem ainda parte do projeto a organização não governamental Gender Studies, da República Checa, e a SERN, uma das principais redes transnacionais para a cooperação entre o norte e o sul da União Europeia, em particular entre a Suécia e a Itália.
Pretende-se que os trabalhos resultem num guia de ações para uma governação mais sensível às questões de género que venha a ser adotado nos diferentes países e que contribua para aumentar a participação de mulheres em cargos de chefia. Outro dos objetivos é a definição de linhas orientadoras para uma comunicação e linguagem adequadas, que não perpetuem os estereótipos de género.