Faltam apenas dois dias para se realizar a primeira Marcha LGBTQIAP+ em Santo Tirso. Diogo Barros, fundador e porta-voz da Humanamente, movimento promotor da Marcha, e Rui Tavares, membro da Comissão Organizadora da Marcha do Orgulho de Santo Tirso, foram recebidos na Câmara Municipal de Santo Tirso pelo Vereador Tiago Araújo.
Após contacto entre o referido movimento e Câmara Municipal foi realizada uma reunião de onde saiu o compromisso de ambas as partes trabalharem em conjunto nas questões levantadas pelo movimento social para que haja um fortalecimento nas políticas para de igualdade, diversidade e inclusividade.
O objetivo acima de tudo é que se promova a igualdade de género, combate ao machismo, racismo e lgbtfobia, e que se garanta meios para defender as vítimas de violência doméstica.
A Câmara Municipal de Santo Tirso também assegurou que estaria disponível para ajudar e apoiar a realização da Primeira Marcha LGBTQIAP+ em Santo Tirso, que se realizará este sábado, dia 5 de Agosto, com ponto de partida o Jardim da Praça Conde São Bento.
Diogo Barros, na reunião, sugeriu ao executivo camarário que dia 17 de Maio, sinalize o Dia Internacional contra a Homofobia, a Transfobia e a Bifobia, hasteando a bandeira LGBT em um dos edifícios da Câmara Municipal. Além disso, também sugeriu que este sábado, o edil camarário, esteja presente e receba a manifestação, tendo em conta que a mesma irá terminar em frente da Câmara Municipal.
No fim da reunião, o jovem ativista agradeceu a disponibilidade por parte da Câmara Municipal de Santo Tirso para trabalhar nestas questões, felicitando-os. Porém, relembra a necessidade e urgência em trabalhar nestas questões e temáticas, pois vidas dependem delas.