Cerca de 1500 atletas participam, no próximo domingo, na 9ª edição do Santo Thyrso Ultra Trilhos (STUT), uma das principais provas de corrida de montanha do país. Pela primeira vez na sua história, o programa competitivo do STUT inclui o Campeonato Nacional de Trail Ultra, onde estarão os melhores da modalidade em Portugal.
A prova do Campeonato Nacional de Trail Ultra tem início marcado para as 8h00, na Praça 25 de Abril, frente ao edifício da Câmara Municipal de Santo Tirso. A corrida levará os atletas a percorrerem trilhos que passam por locais emblemáticos e de rara beleza como o Monte de Nossa Senhora da Assunção, o Monte Padrão e o Carvalhal de Valinhas. O percurso estende-se, ainda, ao concelho de Paços de Ferreira, com passagens pela Citânia de Sanfins e pelo Monte do Pilar, num total de 47 quilómetros de corrida.
Após o arranque da corrida do Campeonato Nacional, seguir-se-ão, a partir das 8h30, as partidas do STUT Ultra (46km), STUT Longo (31km), STUT Curto (16km) e, ainda, da tradicional Caminhada, sem caráter competitivo, de 10 quilómetros.
Os percursos do STUT são maioritariamente compostos por trilhos, caminhos e estradas florestais, proporcionando uma oportunidade única para os participantes desfrutarem do relevante património ambiental, arquitetónico, religioso e cultural do concelho de Santo Tirso.
Além da possibilidade de ser acompanhada in loco, a prova do Campeonato Nacional de Trail Ultra poderá também ser visualizada na íntegra, em direto, na página oficial do NAST no Facebook (facebook.com/NasTStuT).
A meta de todas as provas do STUT e do Campeonato Nacional de Trail Ultra estará instalada na Praça 25 de Abril, onde decorrerão, também, as cerimónias de entrega de prémios, com a presença do presidente da Câmara Municipal de Santo Tirso, Alberto Costa.