O Rotary Club de Santo Tirso vai proceder à marcação e sinalização, em território nacional (entre S. Miguel do Couto e Portela do Homem), dos Caminhos de S. Rosendo, contribuindo assim para o processo do seu reconhecimento oficial no roteiro dos Caminhos de Santiago. A iniciativa deverá estar concluída em 2023.
Em comunicado enviado ao Diário de Santo Tirso, os responsáveis referem que o projeto visa ainda “colaborar na criação das melhores condições para a instalação de um albergue de apoio aos peregrinos em S. Miguel do Couto.”
O Rotary é uma organização não-governamental, sem fins lucrativos e apartidária. Por isso, sublinha que a marcação e a sinalização dos Caminhos de S. Rosendo “é um projeto que está a ser desenvolvido por Rotary, e assim continuará, até atingir os objetivos propostos, demarcando-se, por isso, de qualquer ação política ou partidária.”
“O lema de Rotary indica claramente o caminho: desenvolver projetos para e com a comunidade, dando de si antes de pensar em si. Será sempre com este espírito que continuaremos a fomentar os nossos projetos, atuais e futuros”, conclui o comunicado.