Diário de Santo Tirso

Realizou-se ontem a Assembleia de Freguesia de Carreira e Refojos de Riba de Ave

Imagem: Diário de Santo Tirso

Realizou-se ontem, na junta de freguesia da Carreira, a Assembleia de Freguesia de carácter público do mês de dezembro.

No período antes da ordem do dia, a deputada da CDU, Cátia Soares, apresentou uma noção sobre a criação de um grupo de trabalho composto por elementos das duas forças politicas eleitas para trabalhar no processo de uma possível desagregação das freguesias da Carreira e de Refojos de Riba de Ave.

A assembleia teve uma interrupção para reunião dos membros sobre a moção para a mesma poder ir a votação. A moção não foi aceite com 7 votos contra do PS e 2 votos a favor da CDU.

O Presidente da Assembleia de Freguesia, António Nogueira, argumentou que o PS votou contra a moção uma vez que a mesma não se encontra dentro do cumprimento da lei pois as freguesias não cumprem os requisitos impostos pela lei para a desagregação.

Aproveitando também o período antes da ordem do dia António Nogueira questionou os deputados sobre o acordo dos mesmos para com o regimento da Assembleia de Freguesia, ninguém se opôs mantendo-se o mesmo regimento do ano anterior.

De seguida António Nogueira, Presidente da Assembleia de Freguesia, passou para os assuntos da ordem do dia:

1- Informação e análise à atividade da Junta

2- Apresentação e aprovação de Taxas – Aprovado com 7 votos a favor e 2 abstenções

3- Apresentação e Aprovação das Grandes Opções de Plano (Orçamento, PPI e Plano de Atividades para 2022) – Orçamento de cerca de 224 mil euros,  aprovado com 7 votos a favor e 2 abstenções

4- Apresentação do Mapa de Pessoal – 3 pessoas,   2 assistentes de limpeza e uma funcionária na secretária

5- Aprovação de Subsidio – Subsidio de 200€ a atribuir aos Bombeiros Amarelos, aprovado com 7 votos a favor e 2 abstenções

6- Outros assuntos de interesse.

O deputado da CDU, Orlando Silva, interveio no ponto 6 questionando o executivo sobre alterações de sinalização de transito nas freguesias, deu o exemplo de uma rua em refojos em que alguns camiões entram na rua e depois têm que sair de marcha atrás uma vez que não conseguem passar, sugeriu colocação de sinalização de transito proibido a pesados criança percursos alternativos sinalizados.

O presidente da Junta de Freguesia, Luciano Cruz, referiu que vai apresentar a situação na seção de divisão de trânsito da Câmara Municipal e que numa próxima assembleia de freguesia dará feedback da situação.

Luciano Cruz prestou ainda  informação financeira do valor em caixa da Junta de Freguesia que é de 88 386,88€.

Passando a parte de intervenção por parte do público, não houve inscrições.

António Nogueira deu assim por terminada a Assembleia de Freguesia.

Exit mobile version