Com a nova fase de desconfinamento as capelas mortuárias do concelho de Santo Tirso reabriram as portas. Esta reabertura fica sujeita a algumas regras implementadas, são elas:
- Não são permitidos velórios nos casos SARS-COV-2 positivo.
- Para a cerimonia fúnebre/funeral, o caixão deve preferencialmente manter-se fechado.
- Caso seja desejo da família, e haja condições, pode permitir-se a visualização do corpo, desde que rápido, a pelo menos um metro de distancia.
- Não é permitido tocar no corpo ou no caixão.
- Deve ser mantido o distanciamento entre pessoas e evitado qualquer contacto físico.
- Efetuar higienização da mãos à entrada e saída do espaço e adotar regras de etiqueta respiratória.
- Uso obrigatório de máscara de proteção individual.
- Entrada na casa mortuária condicionada à lotação máxima definida.
O luto é um processo natural de resposta quando se perde alguém ou algo significativo na própria vida. A vivência do luto é de extrema importância para ajudar na elaboração das perdas, por isso é normal, esperado e necessário.
O impedimento desse ritual pode trazer um sério impacto na saúde mental das pessoas, ampliando o risco de um luto complicado, ou seja, quando o processo se dá de forma mais intensa e duradoura. Quando o indivíduo não consegue processar a situação vivida, nem se despedir da forma que lhe permitisse ter um maior senso daquela realidade e da veracidade da morte.
Desta forma os habitantes do concelho de Santo Tirso poderão voltar a velar os seus mortos e a dar-lhes uma digna despedida, sendo cumprindo as regras impostas.