O RallySpirit entusiasma o público por onde passa. São largas centenas de pessoas ao longo dos troços e são também às centenas nos locais onde a caravana para, como a Foz do Douro – Porto, a marginal de Gaia ou os centros de Barcelos, Santo Tirso, Vila Verde e Terras de Bouro. Foi assim na quinta-feira, durante a 1.ª Etapa, e voltou a ser esta sexta-feira, ao longo da etapa intermédia da prova da X Racing. Mas se a celebração é o espírito do rali – celebração da Diabolique Motorsport e evocação de Joaquim Santos -, desportivamente é igualmente um espetáculo, com as duas categorias em competição, Spirit e Históricos, a serem lideradas, respetivamente por Armando Costa/José Costa e Pablo Pazó/Ezequiel Salgueiro.
Estamos a meio dos três dias da prova organizada pela X Racing, com a habitual colaboração desportiva do Clube Automóvel de Santo Tirso, e as expetativas que fazem dela um aguardado evento do desporto motorizado em Portugal não estão a ser goradas. Carros fantásticos, excelentes andamentos e paisagens muito belas.
Depois de Terras de Bouro e de Vila Verde, a Super Especial Braga, disputada no Circuito de Vasco Sameiro, é uma das grandes novidades da edição deste ano, com muito público a afluir ao traçado bracarense para assistir a momentos de excelente espetáculo.
Desportivamente, a dupla Carlos Fernandes/Valter Cardoso, em Mitsubishi Carisma GT, está no comando entre os Spirit, liderando desde o primeiro troço. Hugo Lopes e Magda Oliveira (Citroën Saxo Kit Car) subiram ao segundo lugar, a 1m06.4s do líder, por troca com Rui Madeira e Paula Madeira, em Mitsubishi Lancer Evo3, que perderam algum tempo na Super Especial Braga e, pior do que isso, uma posição, devido a problemas mecânicos.
Já nos históricos, Pablo Pazó e Ezequiel Salgueiro, em Talbot Sunbeam Lotus, comandam com algum conforto a comitiva, tendo os mais diretos perseguidores, Rui Salgado e Luís Godinho (VW Golf II GTI), já a uns distantes 1m36,9s. Estes têm, todavia, de se preocupar com a dupla que ocupa o terceiro lugar, os espanhóis Eugenio González e Luis Comesaña, que estão apenas 10 segundos atrás.
O RallySpirit 2024 termina, este sábado, dia 1 de junho, com a disputa das últimas cinco classificativas, Barcelos Oeste e Barcelos Sul (esta, também em sistema de «boucles») por duas vezes, e a tradicional Boucles de Barcelos, que encerra a prova em festa, a partir das 16h14. A Cerimónia de Pódio, no centro de Barcelos, fecha, pelas 21h30, esta edição do RallySpirit.
Classificação
Spirit (Após PE 7)
1.º Carlos Fernandes/Valter Cardoso (Mitsubishi Carisma GT), 31m48.7s
2.º Hugo Lopes/Magda Oliveira (Citroën Saxo Kit Car), a 1m06.4s
3.º Rui Madeira/Paula Madeira (Mitsubishi Lancer Evo3), a 1m12.5s
Históricos (Após PE 7)
1.º Pablo Pazó/Ezequiel Salgueiro (Talbot Sunbeam Lotus), 32m54.4s
2.º Rui Salgado/Luís Godinho (VW Golf II GTI), 1m36.9s
3.º Eugenio González/Luis Comesaña (Ford Escort MKII), 1m46.9s