Diário de Santo Tirso

Rali de Santo Tirso voltou às ruas do concelho

Imagem: Diário de Santo Tirso

O Rali de Santo Tirso voltou ontem a percorrer as ruas do concelho de Santo Tirso, no ano de 2020 devido à pandemia não se tinha realizado a prova.

O percurso efetuado pelos pilotos teve duas passagens pelos 9,1 km de “Refojos / Assunção”, tripla passagem por “Mourinha / Hortal” com os seus 8,8 km de extensão e ainda dupla passagem pelos 8,2km de “Serra / Vilar de Luz”.

Adruzilo Lopes e Paulo Silva venceram a edição 2021 do Rali de Santo Tirso, ao passo que Armindo Araújo e Pedro Queiroz levaram os louros na Prova Extra organizada pelo CAST – Clube Automóvel de Santo Tirso.

O primeiro comandante do rali foi André Cabeças que, navegado por Bino Santos, colocou o Mitsubishi Mirage Evo na frente das operações, mas foi “sol de pouca dura” porque na segunda classificativa Adruzilo Lopes instalou-se no comando.

Cabeças não conseguiu reagir já que o seu Mirage Evo evidenciou alguns pequenos problemas, e isso deixou caminho aberto para Adruzilo cimentar a liderança e acabar por levar o Mitsubishi Lancer Evo IX à vitória final com uma vantagem de 14,7 segundos, resultado que lhe permitiu reforçar a liderança no Campeonato Norte de Ralis.

Atrás do homem de Vizela, André Cabeças estava atento ao Mitsubishi Lancer Evo IX que trazia Fernando Peres e José Pedro Silva. A diferença entre 2º e 3º chegou a ser de 2,5s, mas no final Cabeças subiu esse diferencial para os 4,6s, numa luta que animou a prova até ao último troço. Como Cabeças não está inscrito no Campeonato Norte de Ralis, o 3º posto de Fernando Peres vale-lhe os pontos equivalentes ao 2º lugar que acabam por minimizar a perda na prova tirsense.

Ernesto Cunha e Valter Cardoso tiveram uma prova em crescendo para terminar no 4º lugar com o Subaru Impreza STi a 1m12,8s do vencedor, mas na frente na Augusto Costa / Susana Silva (Peugeot 208 R2) e Armando Costa / Otávio Araújo (Mitsubishi Lancer Evo VI).

João Andrade / Sérgio Paiva chegaram a colocar o Citroen Saxo Cup no 4º lugar na fase inicial, mas a máquina nem sempre colaborou e terminaram no 7º lugar final, tendo a satisfação de ser o melhor piloto de Santo Tirso na prova.

João Gonçalves / Rui Araújo rubricaram mais uma boa prestação que colocou o Honda Civic no 8º lugar. Sete anos após o seu último rali Nuno Coelho regressou para colocar o Renault Clio Rally5 no 9º posto com Luís Ramalho sentado no banco do lado direito. A fechar o Top-ten ficou o Peugeot 206 S1600 de João Sousa / Bruno Abreu que venceram o Desafio Kumho.

Uma última nota para Cristina Silva / Eliana Monteiro que venceram entre as senhoras numa prova que contou com a presença de cinco duplas femininas.

Na prova extra Armindo Araújo foi “rei e senhor”. O campeão nacional em título contou com Pedro Queiroz no banco do lado direito – o seu primeiro navegador quando se estrou em ralis – e conduziu magistralmente o Skoda Fabia Rally2 Evo ao longo dos seis troços da prova que estavam destinados a esta competição.

Jorge Santos com Vítor Hugo colocou o Citroen DS3 R3T no 2º lugar, num regresso aos ralis a pensar num projeto para 2022. Luís Cambão / Vasco Ferreira fecharam o pódio. Uma palavra para Rui Soares, o engenheiro do piloto da Toyota no mundial de ralis Elfyn Evans, fez apenas 400 metros no primeiro troço sendo obrigado a desistir com uma transmissão partida no Subaru Impreza que tinha Beatriz Pinto no banco do lado direito.

Imagens: Diário de Santo Tirso
Exit mobile version