“É com muita alegria, humildade e um grande sentido de responsabilidade que aceito o desafio de ser candidato a Presidente da Junta de Freguesia de Vila das Aves, numa lista apartidária”, foi desta forma que Rafael Lopes começou a apresentação da sua candidatura às autárquicas 2021, o movimento Avenses Verdadeiramente Empenhados e Solidários.
Razões para a candidatura: “A razão que me levou a abraçar o projeto de uma candidatura independente é que todos somos poucos e o mais importante é Vila das Aves e ponto final. Não tenho nada contra nenhum partido mas acho que se for uma candidatura independente conseguimos abranger várias pessoas. Temos várias pessoas no projeto que são de partidos diferentes e o importante aqui é somar e não dividir”.
Dificuldade em avançar: “Foi uma decisão ponderada, muito bem ponderada, ponderei com a família, ponderei com as pessoas mais próximas do movimento que estou ligada. Todos acharem bem que se essa é a minha vontade vamos para a frente, e espero bem chegar a um bom porto, pelo menos orgulhar todos os que me apoiam e orgulhar o movimento também”.
Balanço da atual gestão de Vila das Aves: “O que eu vejo hoje é falta de investimento por parte da Câmara Municipal e falta de atitude por parte do senhor presidente da junta atual. Em relação a essa falta de investimento não somos uma vila qualquer, merecemos mais investimento e temos direito a isso, por isso se eu sendo eleito vou fazer com o presidente da Câmara Municipal seja ele qual for, dialogar, se ele quiser investir em Vila das Aves tem aqui um parceiro privilegiado para isso. Se não quiser investir em Vila das Aves então hei de falar com os avenses e vamos exigir tudo isso que merecemos e muito mais”.
Programa político do movimento: “Para já estamos a constituir o grupo de trabalho, onde estamos a analisar todos os problemas de Vila das Aves das várias áreas, vamos começar já na próxima semana a ouvir todas as associações, os problemas que elas têm, os anseios que elas também têm e depois vamos reunir outra vez com o grupo de trabalho e aí sim vamos apresentar um projeto mas acredito que vai ser um projeto ambicioso mas exequível”.
Equipa do movimento: “Quem me acompanha são avenses, somos todos avenses e temos todos um ponto em comum, é que gostamos de Vila das Aves e temos muita vontade de trabalhar e apresentar trabalho. Como eu disse no meu discurso eu não quero ser mais um presidente da junta, para isso não contem comigo. Eu quero ser o melhor presidente da junta que Vila das Aves já teve. Para eu ser o melhor presidente da junta tenho que ter a melhor equipa comigo e vou ter de certeza”.
Mensagem aos avenses: “Que sejam reivindicativos, quer seja comigo, quer seja com o atual presidente ou com outros candidatos que possam aparecer e que Vila das Aves só tem a ganhar se tiver candidaturas fortes, se todas as candidaturas apresentarem ideias, Vila das Aves só tem a ganhar. As pessoas que estejam atentas às ideias de uns e de outros e depois nas eleições que façam a melhor escolha”.