Diário de Santo Tirso

Quebras de faturação de 50%, os dias difíceis que o comércio local atravessa

Imagem: Diário de Santo Tirso

A Padaria Lino funciona em Santo Tirso há 34 anos. O Diário de Santo Tirso esteve à conversa com um dos proprietários, Nuno Rodrigues sobre o impacto da pandemia no seu negócio.

Neste momento a Padaria Lino tem dois estabelecimentos em funcionamento na cidade de Santo Tirso, dando emprego a doze pessoas.

Questionado sobre as quebras que tem sentido na faturação desde o início da pandemia, o proprietário responde prontamente que tem uma quebra de cerca de 50% da faturação.

Embora as padarias estivessem sempre em funcionamento, mesmo nas semanas de confinamento geral, em abril e março, o negócio já não é o que era. A redução de lotação do estabelecimento, o medo generalizado que as pessoas sentem e o fraco poder económico que já se vem a sentir nos clientes são os fatores que mais têm contribuído para a quebra de negócio que o proprietário menciona.

Nuno Rodrigues refere mesmo que o negócio tem vindo a sobreviver e ainda não precisou dispensar nenhum funcionário porque tem vindo a injetar capital pessoal para aguentar os custos envolvidos. O único apoio que teve por parte do governo foi o lay-off, que considera uma gota num oceano de contas para pagar. Por parte da autarquia local a ajuda que obteve foi a isenção do pagamento da licença de utilização da esplanada, uma ajuda que considera importante mediante a difícil situação que o comércio local está a atravessar.

Questionado sobre a sua opinião relativamente às medidas que o governo tem tomado para conter a propagação do vírus, Nuno Rodrigues considera que não têm lógica pois fechar as pessoas em casa das 13h00 as 5h00 e as mesmas circularem no período da manhã, formando mais aglomerados em todo o lado, em vez de ajudar vai piorar.

O seu estabelecimento que normalmente funciona durante todo o dia ao sábado e ao domingo, tem sido bastante afetado com estas medidas. Em relação ao movimento da parte da manhã aos fins-de-semana o mesmo indica que já era habitual mais afluência de clientes da parte da manhã por isso tem sido o normal.

A implementação das medidas de segurança no seu estabelecimento considera que tem sido fácil, no geral os clientes cumprem as regras de uso de máscara, de distanciamento e de lotação do estabelecimento.

O empresário aguarda que esta tormenta passe rápido e que tudo volte a normalidade para que o seu negócio volte a ser o que era, até lá mais ajuda por parte do governo seria bem-vinda.

Imagem: Diário de Santo Tirso
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