O PSD considera que os aumentos da área de estacionamento pago em Santo Tirso e do preço da respetiva tarifa “é uma afronta a todos os munícipes e mais um golpe na atividade comercial da cidade, ao contrário do que afirma o executivo municipal na comunicação social”.
Através de um comunicado enviado às redações, o Partido Social Democrata faz duras críticas ao executivo municipal.
“Num processo iniciado em 2018 e apesar da veemente oposição social-democrata, a concessão do estacionamento público à empresa ESSE acabou por ser aprovada em reunião do executivo no passado dia 17 de fevereiro e em Assembleia Municipal no dia 24 de fevereiro, sempre com os votos contra do PSD.
A Câmara Municipal “brindará” os moradores e os munícipes que diariamente se deslocam a Santo Tirso com um aumento de 20 cêntimos/hora, ou seja, o preço para poder estacionar o veículo no centro da cidade passará de 40 para 60 cêntimos/hora.
A nova tarifa vai afetar a zona central da cidade e os parques inferior da Câmara Municipal e da Rua do Retiro (estes últimos passarão a ser pagos). Para estacionar nas ruas adjacentes (ninguém sabe quais são…), os tirsenses terão de desembolsar 50 cêntimos/hora.
A poucos meses do verão e com um comércio local a necessitar de incrementar as suas parcas receitas, o executivo liderado por Alberto Costa cria mais um entrave à visita de turistas e emigrantes.
A prioridade doentia conferida pelos responsáveis socialistas às grandes cadeias de supermercado, que exibem de forma vaidosa os seus vastos e gratuitos parques de estacionamento, penaliza novamente os comerciantes de Santo Tirso e dá mais uma machadada numa cidade que “morre” a partir das 18h00.
O PSD de Santo Tirso não pretende sequer imaginar o que acontecerá após a futura requalificação do parque da Feira, anunciada pela Câmara Municipal, com o objetivo de “ordenar o estacionamento ali existente”.
É que, de anúncio em anúncio, lá vai o executivo socialista prometendo novos parques gratuitos para tentar disfarçar o aumento da área do estacionamento pago; e de concessão em concessão, lá vai o privado “comendo pelas beiradas” à custa do investimento público. Em Santo Tirso, todos juntos e sempre de mãos dadas.
Um futuro executivo social-democrata em Santo Tirso irá rever, de forma efetiva, esta e outras concessões! Uma Câmara Municipal social-democrata devolverá os estacionamentos públicos aos tirsenses e a quem visita a nossa cidade, promovendo o comércio tradicional.
Um executivo do PSD não admitirá que fiscais de colete se escondam atrás da moita com o objetivo de castigar ainda mais os bolsos dos munícipes em favor de interesses privados”.