O PSD de Santo Tirso entregou, há dias, ao presidente da Câmara Municipal, um documento no qual propõe um forte investimento na área do desporto destinado aos vales Nascente e Leça. Alberto Costa recebeu das mãos do líder social-democrata tirsense, Ricardo Pereira, 75 medidas para as Grandes Opções do Plano e Orçamento para o ano de 2023 (documento disponível em http://www.psdsantotirso.pt/).
No rol de sugestões saltam à vista dois grandes investimentos:
– a criação de um centro de alto rendimento, ou seja, uma unidade de grande valor acrescentado para a deteção, formação e desenvolvimento de atletas de alta competição, que vai resolver muitos dos problemas associados ao desporto do município;
– e a aquisição de dois terrenos com vista à implementação e construção dos complexos das piscinas municipais das freguesias de Água Longa, que sirva toda a população do Vale do Leça, e da Vila das Aves, destinada aos munícipes do Vale Nascente.
Ricardo Pereira começou por dizer ao edil que a construção do centro de alto rendimento deve ser encarada “como um compromisso com os tirsenses, no eixo 2023-2030, e como medida estruturante para o desporto em Santo Tirso.”
“Financeiramente, deverá ser elaborado um contrato programa com o IPDJ, com o propósito de alavancar a nova infraestrutura, vital para a prática de diversas modalidades, desde logo, com a inclusão de uma pista de atletismo, estádio de futebol, ténis, padel, halterofilismo e demais modalidades federadas compatíveis”, explicou o social-democrata no encontro.
Ricardo Pereira não esqueceu, todavia, de alertar Alberto Costa para a necessidade urgente de requalificação e construção de outros equipamentos desportivos.
Mencionou o campo de futebol de 11 do Parque da Mouteira, com a inclusão de um novo piso sintético, bem como a limpeza da zona envolvente, na freguesia da Reguenga; a inclusão de um novo piso sintético no campo de futebol de 11 do Centro Recreativo e Popular da Juventude de Água Longa (CRPJ), celebrando o competente protocolo; a colocação de um piso sintético, de redes e limpeza do complexo polidesportivo de Vilarinho; a finalização da construção do campo de futebol da U.D. São Mamede, com a promoção de um protocolo; e a colocação de um piso sintético, no polidesportivo de Espinho, na freguesia de São Martinho do Campo.
“Seja para lazer ou para o desporto de alta competição, necessitamos de criar infra-estruturas robustas, inclusivas e duradouras”, explicou o presidente do PSD local, tendo visado diretamente a forma como as associações desportivas são tratadas pelo executivo municipal.
“Propomos que seja criado o gabinete “Mais Desporto” com vista a dar suporte e apoio às coletividades, por forma a desenvolver, apoiar e apresentar projetos promovidos pelo IPDJ e outras instituições nacionais, modernizando e capacitando as nossas coletividades. Entretanto, também é de suma importância começar a dar resposta obrigatória a todos os pedidos de contrato programa, desde a entrada do pedido até à sua decisão, num prazo máximo de 60 dias”, afirmou.