Diário de Santo Tirso

PSD de Santo Tirso denuncia que “preço da água aumenta e munícipes voltam a pagar tarifa semelhante a 2021”

Imagem: Diário de Santo Tirso

Decorreu, na última reunião de câmara, a votação para a atualização do tarifário da água para 2024. A referida atualização foi votada favoravelmente com os votos dos eleitos pelo Partido Socialista e os votos contra do PSD.

Através de um comunicado enviado às redações, o principal partido da oposição denuncia que o preço da água voltará a ficar em valores semelhantes aos de 2021, aquando da renegociação do contrato com a empresa concessionária.

Os vereadores social-democratas votaram ontem contra a atualização do tarifário da água para 2024, num processo que acaba por escancarar o teatro pré-eleitoral levado a cabo pelo atual presidente da autarquia em 2021.

Na reunião de Câmara, os eleitos “laranja” lembraram que, há cerca de dois anos, o executivo municipal anunciou com pompa e circunstância a diminuição de 35% da tarifa da água, depois de ter dado o dito por não dito relativamente ao resgate do contrato de concessão.

À época, o edil decidiu renovar o contrato, diluindo o problema por um período contratual ainda maior, onerando os bolsos dos munícipes por muitos mais anos, o que tornou o acordo ainda mais ruinoso e lesivo dos interesses de todos os que vivem e trabalham no nosso município, utilizadores domésticos ou não domésticos.

Passados dois anos e após o famigerado anúncio, a diminuição da tarifa da água desvaneceu-se quase por completo, sendo que os valores praticados atualmente já se encontram muito próximos da tarifa que era aplicada em 2021.

Num momento complicado para muitas famílias, o executivo municipal assobia para o lado e enxerta mais este encargo no bolso dos munícipes.

Além disso, é lamentável que, em 2023 e em pleno século XXI, a cobertura da rede de água no nosso território não seja plena.

Exit mobile version